casa | | Informação em Saúde > | Segurança Pública Saúde | ergonomia
O que é atrofia geográfica?
A atrofia geográfica (AG) é uma forma avançada de degeneração macular seca relacionada à idade (DMRI) caracterizada pela morte das células do epitélio pigmentar da retina (EPR) e dos fotorreceptores na mácula, que é a área central da retina responsável por visão central.
Estágios da DMRI: 1. DMRI precoce:Caracterizada pela presença de pequenos depósitos amarelos de material gorduroso chamados drusas no EPR.
2. DMRI intermediária:À medida que as drusas crescem e se tornam mais numerosas, elas podem levar a alterações no EPR e ao desenvolvimento de anormalidades pigmentares na mácula.
3. AMD avançada:Este estágio é caracterizado por duas formas principais:
- Atrofia Geográfica (DMRI Seca):Envolve a degeneração progressiva e adelgaçamento do EPR e dos fotorreceptores na mácula, levando à formação de áreas geográficas bem definidas de atrofia.
- DMRI neovascular ou úmida:ocorre quando novos vasos sanguíneos anormais crescem sob a retina e vazam líquido ou sangue, causando rápida perda de visão.
A GA normalmente afeta ambos os olhos, mas pode ser mais grave em um olho do que no outro. Ela progride lentamente e pode levar à perda significativa da visão ao longo do tempo. A taxa de progressão pode variar de pessoa para pessoa.
Fatores de risco: - Idade:O risco de desenvolver AG aumenta com a idade, sendo mais comum em indivíduos com mais de 50 anos.
- Predisposição genética:Foram identificados certos genes que aumentam a suscetibilidade ao GA.
- Tabagismo:Fumar é um dos fatores de risco mais significativos para o desenvolvimento de GA.
- Obesidade:Estar com sobrepeso ou obesidade aumenta o risco de GA.
- Doenças cardiovasculares:Condições como pressão alta e colesterol alto estão associadas a um risco aumentado de GA.
Sintomas: - Visão central turva
- Diminuição da acuidade visual central
- Dificuldade em reconhecer rostos ou detalhes finos
- Perda de percepção de cores nas áreas afetadas
Atualmente, não há cura para a GA, mas alguns tratamentos podem ajudar a retardar a sua progressão e preservar a visão, tais como:
- Injeções anti-VEGF:Esses medicamentos são usados para inibir o crescimento de vasos sanguíneos anormais na retina.
- Suplementos nutricionais:Foi demonstrado que certas vitaminas e minerais retardam a progressão da DMRI, incluindo luteína, zeaxantina, vitaminas C e E e zinco.
- Auxiliares para visão subnormal:Dispositivos de ampliação e outras tecnologias assistivas podem ajudar os indivíduos com GA a aproveitar ao máximo sua visão restante.
Exames oftalmológicos regulares são cruciais para a detecção precoce e o manejo da GA. Proteger os olhos da radiação ultravioleta, não fumar, manter uma dieta saudável e controlar os fatores de risco cardiovascular também podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver esta condição.