O uso excessivo de produtos químicos, como pesticidas, inseticidas e fertilizantes é um dos fatores principais que causam a poluição do solo. Estes produtos químicos prejudicar o solo , aumentando a sua salinidade e tornando-se imperfeito para rolamento de culturas. O uso excessivo de produtos químicos também afecta adversamente os microorganismos presentes no solo , fazendo com que o solo a perder a sua fertilidade e resultando em perda de minerais presentes no solo , provocando assim a poluição do solo .
Erosão do solo
Outra causa comum que contribui para a poluição do solo é a erosão do solo . A erosão do solo ocorre quando solo se move de um lugar para outro , como resultado de vários fatores naturais e provocados pelo homem , como o vento , a água , o desmatamento ea agricultura. A perda de solo devido à erosão resulta em uma perda de fertilidade do solo e uma diminuição da capacidade do solo para reter água, assim, em última análise, fazendo com que o solo deixado para trás após a erosão tornada imprópria para a produção de culturas .
salgado água
Enquanto a água é um dos ingredientes mais importantes que são necessárias para o crescimento normal das culturas , a utilização de água com uma salinidade elevada , isto é, a água que contém maior quantidades de sais , tais como cloreto de sódio [ NaCl ] , afeta adversamente o solo, assim como o crescimento da cultura . Os sais presentes na água se acumulam na camada superior do solo, resultando em diminuição do crescimento das culturas e diminuição da produtividade e, finalmente, tornando o solo e as terras impróprias para o cultivo produzindo e outras práticas agrícolas.
Outros fatores comuns que causam poluição do solo
outros fatores considerados importantes contribuintes para a poluição do solo incluem o escoamento química de indústrias e fábricas , petróleo e outros vazamentos de óleo de veículos e descarga indevida de resíduos de esgoto.
Prevenção /solução
Entre as várias medidas preventivas , muitas vezes empregadas para combater a poluição do solo, algumas das medidas mais comuns e mais eficazes incluem a redução do uso de água salgada e produtos químicos , usando microorganismos que ajudam na recuperação da fertilidade do solo perdido por digestão determinados resíduos químicos e garantir que os métodos adequados para a eliminação de resíduos são sempre utilizados .