Se uma equipe de limpeza pode chegar a um derrame imediatamente após o acidente , a tripulação pode usar contenção e desnatação para limpar o derramamento . Lanças são barreiras flutuantes utilizados para conter o óleo derramado e manter a mancha se espalhe. T- a torna mais fácil a roçar óleo da superfície , utilizando vácuos ou óleo método ropes.This absorvente funciona melhor antes que o óleo fica muito grossa na água. Durante o vazamento de petróleo do Exxon Valdez em 1989, equipes de limpeza entrou em cena tarde demais , eo óleo entupido equipamentos desnatação cada vez mais viscoso.
Agentes químicos e biológicos
Chemical os dispersantes podem ser utilizados para diluir o óleo e torná-los menos perigoso para o ambiente . As pequenas gotículas de óleo criada por dispersantes podem ser comidos pelos consumidores de petróleo bactérias que ocorrem naturalmente . Produtos químicos foram usados durante o derrame do Golfo Pérsico na primeira Guerra do Golfo Pérsico em 1991. Dispersantes também foram usados no esforço de limpeza do Exxon Valdez , mas teve que ser descartado sobre o vazamento de helicóptero porque a área era de difícil acesso por agentes land.Biological , como adubos com nitrogênio ou fósforo, podem ser espalhados no litoral para quebrar o óleo em componentes naturais que podem ser consumidos com segurança por animais selvagens .
In Situ queima
incendiando o vazamento de petróleo é o mais eficiente e de baixo custo das opções de limpeza de derramamento de óleo . No entanto, este método produz fumaça tóxica por isso não deve ser feito se o vazamento está perto residências. Além disso, a queima só deve ser empregado durante condições de baixa de vento. Tripulações Exxon executado um sucesso na queima situ durante a crise Valdez, mas foi interrompido por causa dos ventos que chegam.