radiação vêm em duas categorias: ionizado , e não- ionizada . Ondas não ionizadas são os tipos encontrados em fontes naturais de radiação . Os átomos contidos dentro destas ondas são relativamente estáveis e causar pouco ou nenhum dano ao tecido vivo . Ondas radiação ionizante são feitos de átomos instáveis , ou seja, as suas estruturas atômicas foram alterados . Átomos instáveis têm falta ( ou adicional) elétrons, prótons ou nêutrons . Quando esses átomos entram em contato com as células vivas , eles tentam substituir partículas faltando ou se livrar de partículas extras. Quando isso acontece, eles interrompem as estruturas atômicas contidas dentro destas células vivas.
Estruturas celulares
estruturas celulares saudáveis seguir certos processos bioquímicos que trabalham para manter a vida ea saúde da célula . Quando essas estruturas são alterados por ondas de radiação , isso pode causar uma avaria na função celular. Os efeitos mais prejudiciais podem ocorrer quando as moléculas de DNA de uma célula são alteradas ou feitas instável . A molécula de ADN que é responsável para a reparação de estruturas celulares danificados e para a reprodução, a divisão celular . Se essas moléculas sofrem danos permanentes , qualquer tentativa de reparar ou reproduzir o celular pode enfraquecer , sofrer mutações ou matá-lo.
Doses de radiação aguda Doses
agudas são conhecido por causar mutações de células cancerosas . Acidentes de reatores nucleares , como o que ocorreu na Ucrânia, em 1986 ( Chernobyl ) causou formações cancerosas a aparecer em pessoas que foram expostas . Os sintomas que resultam de uma exposição aguda pode levar ao que é chamado de síndrome de radiação aguda. A quantidade de dano que resulta depende de todo o corpo de uma pessoa foi submetido a exposição ou a apenas uma parte do corpo . Quando todo o corpo é exposto , existe uma probabilidade de 50 por cento que a pessoa que vai morrer logo após a exposição . A quantidade de exposição e para a saúde do indivíduo vai determinar o quão grave sintomas de uma pessoa vai ser quando apenas uma parte do corpo é exposto .
Crônicas Doses
Pessoas submeter-se a exposições de baixa dose de fontes naturais de radiação a cada dia , mas estes não são considerados poderosos o suficiente para causar mutações celulares. As fontes naturais incluem luz solar, gás radônio e urânio. Essas fontes emitem radiação em doses crônicas , o que significa que têm lugar ao longo de períodos prolongados de tempo. Nenhum dano aparente é causado porque as doses são baixas o suficiente para permitir que o corpo se recuperar e funcionar normalmente . E enquanto doses crônicas são consideradas exposições de baixo risco , não se sabe com certeza se qualquer atraso , efeitos a longo prazo são possíveis.
Sintomas
Os sintomas de radiação exposição variam de acordo com a quantidade de dose . As doses de 100 rad , ou mais afecta os órgãos que contribuem para a produção de sangue no corpo --- medula óssea , no baço e no tecido linfático , entre eles . Fadiga , infecção, hemorragia interna e redução da contagem de células brancas do sangue são sintomas de tal exposição . Doses de 1000 rads ou mais também afectar os órgãos do sistema gastrointestinal , tais como o estômago e os intestinos . A desidratação , sangramento de úlceras , náuseas, vômitos e uma redução drástica no número de glóbulos brancos são sintomas desta exposição maior dose . Os mais graves (e letal ) exposições de radiação resultar em danos ao sistema nervoso central. Quando o dano das células nervosas está presente , vários processos do corpo pode potencialmente quebrar ao mesmo tempo.