Quando o mercúrio é liberado no ar , instala-se em corpos de água e no solo, onde ele pode ser lavado em um corpo de água, de acordo com a EPA. Depois que ele faz o seu caminho para a água, bactérias causam mercúrio para ser transformado em metilmercúrio , uma forma particularmente tóxicos de mercúrio . Uma vez que o abastecimento de água está contaminada , as pessoas e os animais podem ser expostos ao metilmercúrio.
Animais Efeitos na Saúde
metilmercúrio acumula-se nos peixes e moluscos que vivem em águas contaminadas, e que não é facilmente eliminado do corpo , de acordo com a EPA . O metilmercúrio também se acumula nos corpos dos animais que comem regularmente peixe contaminado, e os níveis podem variar de acordo com a idade, tamanho e tipo de peixe comido . Contaminação por mercúrio pode continuar até a cadeia alimentar , afetando predadores que se alimentam de animais que consomem peixe. Mercury prejudica a saúde dos peixes e os animais que dependem deles para alimentação. Altos níveis de mercúrio em animais selvagens podem causar problemas de fertilidade , crescimento e desenvolvimento atrofiado , comportamento anormal e morte , alerta a EPA .
Efeitos na saúde humana
Humanos podem ser expostos a níveis excessivos de metilmercúrio quando eles freqüentemente consomem animais contaminados , particularmente de peixes. A EPA adverte que altos níveis de mercúrio pode prejudicar o cérebro , coração , rins , pulmões e no sistema imunológico de seres humanos . Altos níveis sanguíneos de metilmercúrio em fetos e crianças pode prejudicar o sistema nervoso e interferem com o pensamento normal e aprendizagem. Tubarão, espadarte, cavala e tilefish geralmente contêm altos níveis de mercúrio , porque as suas vidas longas permitem tempo suficiente para o mercúrio a se acumular, ea EPA recomenda que as mulheres que consideram a gravidez, as mulheres grávidas , lactantes e crianças evitar consumir estes tipos de peixes.