Monitoramento ambiental muitas vezes verifica a qualidade dos cursos de água e sistemas de água . Monitoramento da água olha tanto a quantidade ea qualidade da água . Quantidade de água pode se tornar um problema se a água é utilizada mais a montante , reduzindo os fluxos de vias downstream. Monitoramento da qualidade da água olha para os níveis de poluição e tenta estabelecer a fonte de poluentes que afetam tanto a água como habitat e afeta a usabilidade da água para o consumo. Monitoramento da qualidade da água envolve a recolha de amostras de vários cursos de água ou fontes de água e analisá-los para os contaminantes e poluentes .
Qualidade do Ar
O monitoramento ambiental da qualidade do ar é semelhante ao de qualidade da água. Amostras de ar mostram altos níveis de vários poluentes , o que pode ajudar a indicar a sua origem , permitindo, assim, a gestão de fontes de poluição do ar . Embora muitas pessoas imaginam monitoramento ambiental da qualidade do ar como sendo principalmente uma necessidade urbana , monitoramento da qualidade do ar nas zonas rurais , por vezes, mostra poluentes provenientes de fontes distantes.
Diversidade de espécies
Monitorização Ambiental de populações de espécies inclui o monitoramento de populações de espécies nativas e de populações não-nativas. Em alguns casos, especialmente com a gestão de espécies de plantas , espécies não-nativas podem se tornar invasoras e substituir espécies mais antigas, nativas. Em alguns casos , o monitoramento população animal pode mostrar como uma espécie doméstica ido selvagem afectou negativamente uma espécie local , tais como problemas com quedas nas aves nativas , mamíferos e outros animais na Austrália por causa de problemas com os gatos selvagens .