O surto de doença bacteriana ou viral é um dos melhores exemplos de densidade de fatores dependentes que são dependentes de concentração da população em termos de impacto . Em resumo , quanto maior for a densidade da população existente , maior a influência da doença terá em que a população . Isso ocorre porque as populações de alta densidade são mais propensos a conter habitantes que vivem em estreita proximidade um do outro do que viver distantes , tornando a probabilidade de cada entidade viva para ser infectado com a doença muito maior. Outro fator que ilustra a dependência da densidade é a diversidade da população. Um ambiente com muitas espécies diferentes de organismos vivos é também mais propensos a ser efectuada por doença devido à coabitação densa.
Predação
A relação entre predador e presa é um excelente exemplo de sistema próprio da natureza de estabilização da população . Para o predador, a oportunidade de prosperar existe em áreas onde a população de presas é o maior. Naturalmente , desde que a fonte de alimento é abundante , o predador permanece no ambiente . Ao mesmo tempo , no entanto , a presa em questão responde produzindo mais descendentes para re - estabelecer a população da sua própria espécie . No entanto , uma vez que a maioria dos predadores tendem a se tornar a presa de uma outra espécie , a sua população também será realizada. Este equilíbrio entre predador e presa população ilustra o conceito de como os efeitos da densidade de fatores dependentes são inversamente proporcionais ao tamanho da população. Quanto mais densa a população , a sua taxa de crescimento mais lento , e vice- versa.
Parasitismo
Parasitas também produzir uma densidade de efeito dependente de uma população. Quanto maior a densidade populacional, os mais parasitas têm oportunidade de passar de um hospedeiro para outro para garantir a sua própria sobrevivência. No entanto , uma vez que os parasitas prosperar por roubar alimento de seus hospedeiros , estes últimos são mais propensos a diminuir em número devido à fome , reprodução tardia , ou doença.
Competição
há dois exemplos de densidade de fatores dependentes que se enquadram nesta categoria : competição interespecífica e competição intraespecífica . Competição interespecífica refere-se a competição entre as espécies para dominar o mesmo habitat. Recursos que duas ou mais espécies podem competir para incluir locais de nidificação adequados e alimentos. A competição intraespecífica refere-se a membros da mesma espécie competindo por recursos dentro do mesmo ambiente.