Em 13 de janeiro de 2005, em seguida, nos EUA Surgeon General Richard H. Carmona emitiu uma Saúde Consultivo Nacional de gás radônio , segundo o site da Agência de Proteção Ambiental. A assessoria advertiu os americanos sobre o risco à saúde de respirar gás radão no ar interior e ambientes fechados.
Radon e câncer de pulmão Câncer
de pulmão é a única doença que tem sido definitivamente atribuída à exposição ao gás radônio, de acordo com a EPA . Respirando gás radônio é a causa número um de câncer de pulmão em não-fumantes e a segunda principal causa de câncer de pulmão em geral, de acordo com a EPA .
Uma substância cancerígena comprovada
Radon é uma substância cancerígena comprovada, de acordo com a EPA . Exposição ao radão é a causa de cerca de 21.000 mortes por câncer de pulmão a cada ano.
Organização Mundial da Saúde sobre Radon
acordo com o " Projeto Radon Internacional da Organização Mundial de Saúde, " um esforço mundial foi lançado pela OMS em junho de 2005 para educar o público sobre o radão eo cancro do pulmão . O radão é um risco para a saúde facilmente redutível que é responsável por 50 por cento da exposição à radiação mundo natural .
Mineração e Radon
Outro ambiente fechado onde o radão é conhecida a causa câncer de pulmão é em operações de mineração subterrânea , de acordo com a EPA. Ventilação adequada nas minas, bem como em casas e outros ambientes fechados de construção , ajuda a diminuir a exposição concentrada a gás radônio , que , por sua vez , diminui o risco de câncer de pulmão.