Um dos principais ingredientes de isopor é benzeno . A exposição prolongada ao benzeno pode causar danos da medula óssea e leucemia, e ela está listada como uma substância que causa câncer . Não há evidência de que o uso de produtos de isopor foodservice expõe o utilizador para o benzeno; no entanto , podem estar expostos durante o fabrico de isopor . De acordo com o Recurso 4 Leucemia , mesmo a exposição ao benzeno minuto por longos períodos de tempo produz graves problemas de saúde .
Estireno
ovo conchas de caixas de isopor foram encontrados para conter estireno.
De acordo com um artigo de 2007 no Journal of Environmental Science , água quente a partir de copos de isopor foi encontrado para ser contaminado com estireno. O artigo passou a dizer que a temperatura desempenhou um papel importante na lixiviação do estireno a partir do isopor. Exposição de curto prazo ao estireno pode causar problemas gastrointestinais e irritação nos olhos. A exposição a longo prazo pode prejudicar o sistema nervoso central, e há uma possível ligação entre problemas de estireno e do sistema reprodutivo. Algumas evidências sugerem que também pode causar leucemia , mas não está listado como um agente causador de câncer.
Etileno
A EPA afirma que o etileno é extremamente tóxico para os seres humanos . Nem isopor nem poliestireno é listado como uma possível fonte de exposição de etileno , mas as emissões de instalações de produção são . Mais trabalho é deixado para ser feito sobre os efeitos da exposição a longo prazo para os seres humanos , mas os estudos de exposição de animais ao etileno sugerem que ele ataca os rins, fígado e testículos.
CFCs e HCFCs
HCFCs são menos nocivos para a camada de ozônio do que os CFCs .
Embora isopor contém nem os clorofluorcarbonos (CFCs ), nem (HCFC ) , HCFCs são parte da discussão dos riscos e benefícios de isopor , porque eles são usados no processo de fabricação . CFC - danificar a camada de ozono não são utilizados na fabricação de isopor , mas eles foram substituídos com HCFC - 22 . HCFC-22 também é um gás de efeito estufa , embora muito menos prejudicial à camada de ozônio do que os CFCs .