A mineração do amianto é uma das piores causas de partículas em suspensão. Mining foi feito originalmente em valas abertas em uma série de desembarques geminadas que foram expostos aos elementos. O minério que contém amianto foi explodido para permitir a coleta , espalhando pó de amianto em todo o imediações da mina e áreas circundantes.
Remoção de amianto
remoção amianto é também responsável pela amianto no ar . Se a remoção é feita por trabalhadores inexperientes , partículas microscópicas de amianto pode ser liberado e ser levado por correntes de ar . Mesmo quando realizado por especialistas, a maioria dos métodos ainda permitir alguns detritos para se tornar livre . Até o momento, o método de remoção mais conhecido é pensado para ser para absorver o material com água fazendo-a se aglutinar . Isso mantém as partículas de escapar.
Demolição
projetos de Demolição exigem amianto ser removidos do prédio antes que o edifício é destruído. Há sempre a possibilidade de que partículas permanecem e podem se espalhar pelo ar .
O Sept.11 de 2001 um ataque terrorista que destruiu Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova York lançou um número estimado de 1.000 toneladas de amianto em Manhattan. Muitos dos que trabalharam no projeto de recuperação no Ground Zero estão agora reclamando de doenças respiratórias associadas à poeira tóxica que revestido Lower Manhattan por semanas.
Ambientais
depósitos de amianto que ainda não foram minadas pode se espalhar pelo ar por causa de erosão geológica , mudando e estabelecendo-se do solo e condições climáticas extremas. Os riscos para a saúde de ocorrência natural de amianto não foram totalmente determinados.