A primeira turbina eólica para gerar eletricidade foi construída em Cleveland , Ohio, e tinha um rotor que tinha 17 metros de diâmetro . O projeto se parecia com uma cerca circular com múltiplas lâminas para empurrá-lo . Apesar de inovador na época, este projeto foi extremamente ineficiente , produzindo apenas 12 kilowatts. Desde então, os cientistas fizeram experiências com vários estilos de lâminas , adotando projetos que lembram velas e fãs. Infelizmente, ambos os projetos foram extremamente inadequada como eles não conseguiram gerar eletricidade suficiente . No final, foi hélices de avião que inspiraram os três ou quatro , desenhos de lâmina cônicos , que alguns cientistas dizem agora que é a forma mais eficaz e eficiente para a geração de eletricidade a partir do vento .
Eixo vertical turbinas eólicas
as maiores vantagens de turbinas eólicas de eixo vertical são de que eles não precisam de ser apontado na direção do vento e os geradores e caixas de velocidades pode ser colocado perto do chão . Infelizmente este projeto pode criar uma tremenda quantidade de torque que, invariavelmente, coloca muita pressão sobre os principais rolamentos de turbina. Este estilo de turbina não precisa ser colocado em uma torre de alta, mas tem um desempenho melhor em ventos mais turbulentos inferiores. Turbinas eólicas de eixo vertical também podem ser construídas mais próximas do que as turbinas eólicas de eixo horizontal , porque eles não retardar o movimento de ar que giram , ao contrário de suas contrapartes horizontal.
Eixo horizontal turbinas eólicas
turbinas eólicas de eixo horizontal tornaram-se o estilo favorito de turbinas para gerar eletricidade a partir do vento . As turbinas são geralmente montado em uma torre alta e ter um leme que dirige as lâminas contra o vento. A maioria deles tem uma caixa de velocidades passo para baixo , que converte a rotação lenta das lâminas numa rotação que é suficientemente rápido para accionar um gerador eléctrico . Quase todas as turbinas eólicas de hoje modernas eixo horizontal são apontados contra o vento para que o vento atinge as lâminas em primeiro lugar. Quando as turbinas são projetadas para apontar na direção do vento , o vento atinge o gerador ea torre primeiro. Em ventos fortes turbulentos isso pode causar estresse e fadiga em várias partes mecânicas que necessitam de manutenção e reparos freqüentes.