Leva alumínio cerca de 400 anos para se decompor naturalmente, e de alumínio descartadas torna-se uma parte significativa do lixo em aterros sanitários. Em alguns aterros incinerar de alumínio , que não só requer mais mineração , mas também liberta toxinas para a atmosfera . A quantidade de alumínio descartadas em vez de reciclado é suficiente para reconstruir toda a frota aérea comercial americano a cada três meses .
Maior consumo de energia
Leva 95 por cento menos energia para reciclar alumínio do que para extrair e refinar minério de bauxita para a nova alumínio. O alumínio não sofre deterioração mensurável durante o processo de reciclagem, o que significa que ele pode ser reciclado indefinidamente , a um custo econômico e ambiental consideravelmente menor do que a criação de novas alumínio. De acordo com o Conselho do Ar Limpo , a energia necessária para substituir uma única lata de alumínio descartado é equivalente a ter jogado que pode longe meio cheio de gasolene .
Destruição dos recursos naturais
Um quilo de alumínio reciclado é equivalente a 4 quilos de minério de bauxita crua. A mineração de bauxita é um processo sujo que desfigura e polui os ecossistemas circundantes. Os impactos ambientais negativos da mineração de bauxita são completamente evitável através da utilização de materiais de alumínio existentes. Porque o alumínio não se deteriore ou degradar durante a reciclagem , quantidades relativamente baixas de resíduos são produzidos durante o processo. Cerca de 75 por cento do minério de bauxita crua se torna desperdício durante a produção de alumínio novo , somando-se o impacto ambiental de mineração de minério de novo . A reciclagem também produz 95 por cento menos poluição do ar e 97 por cento menos poluição da água do que a mineração de minério de novo .