Os vários componentes do isopor são conhecidos por causar problemas de saúde. Estireno , por exemplo, é uma preocupação comum com recipientes de comida de isopor onde é liberado na comida quando é aquecido e pode ter efeitos tóxicos quando consumidos . Dr. Weil da Fundação Weil afirma que sem maiores problemas têm sido cientificamente ligada à pequena exposição. No entanto , as pessoas que estão constantemente expostos a estireno em grandes quantidades, são conhecidos por apresentar pele e irritação nos olhos, problemas gastrointestinais , dores de cabeça , fadiga ou problemas com funções renais.
Poluição do Ar
componentes de partículas
que são usados para criar ou inventar isopor contribuem para a poluição do ar. Por exemplo , o pentano é usado como um agente de sopro para criar a estrutura semelhante a espuma de isopor . Durante o processo de sopragem , o pentano é dispersa no ar que contribui para a poluição atmosférica . Além disso , milhões de toneladas de isopor são incinerados anualmente por causa da dificuldade de eliminação ou reciclagem. O material incinerado acaba cinzas tóxicas como no ar.
Risco para os animais
Mais isopor acaba em aterros sanitários , uma vez que não é custo eficiente para reciclá-lo . Ele não é biodegradável para que ele permaneça lá onde muitas vezes é quebrado em pedaços menores e, naturalmente disperso longe dos aterros. Animais muitas vezes confundido estes fragmentos menores como alimentos e engasgar ou entupir seus sistemas digestivos , como resultado de tentar consumir.
Fatores econômicos
acordo com a Fundação de Recursos da Terra , $ 350.000 são gastos anualmente para limpar o lixo em Orange County , Califórnia, e cerca de 25 por cento do que é de isopor. Nacionalmente , milhões de dólares são gastos para resolver este problema , não só em relação a lixo , mas também a gestão da vida selvagem, contramedidas poluição e contas de cuidados de saúde.