O Instituto Nacional do Câncer diz que radônio é a segunda principal causa de câncer de pulmão , substituído apenas pelo tabagismo . A complicação de saúde mais comum resultante da exposição ao radão é o câncer de pulmão broncogênico , incluindo carcinoma de células grandes e pequenas, adenocarcinomas e carcinomas de células escamosas .
O Instituto do Câncer dos Estados Unidos estima que 15.000 a 22.000 pessoas morrem a cada ano nos Estados Unidos devido ao câncer de pulmão induzido por radônio.
a EPA diz que o radão pode provocar o cancro do pulmão quando é inalado , porque desprende partículas radioativas minúsculas como ele decai que danificam as células saudáveis do tecido pulmonar. Como essas células são danificadas , elas começam a replicar de forma incorreta, e câncer se desenvolve.
Outras doenças respiratórias
acordo com o Instituto Nacional do Câncer, a exposição ao radão também pode causar uma variedade de outras doenças respiratórias. Muitas destas doenças são crônicas e não podem ser tratados , só conseguiu . Estas doenças incluem lesões nos pulmões ou vias respiratórias (que podem evoluir para o câncer em alguns casos) , enfisema ( uma condição que afeta os sacos que possuem oxigênio nos pulmões , o que torna difícil para respirar ), fibrose pulmonar (endurecimento anormal da tecido pulmonar ) , silicose ( uma condição que reduz a respiração e induz a tosse crônica ) e pneumonia intersticial crônica ( acúmulo anormal de líquido nos pulmões , que pode levar à falta de ar e infecção).
efeitos sobre cromossomos e DNA
Devido à sua radioactividade, o radão pode ter efeitos nocivos sobre tecido reprodutivo , em um embrião ou feto em uma mulher grávida e no DNA. Como o radão decai , a alfa- radiação que emite podem danificar o DNA celular e causar problemas com a reprodução celular . De acordo com pesquisadores da Universiry de Minnesota School of Public Health, anormalidades cromossômicas e danos ao DNA pode ocorrer em indivíduos expostos.
Se uma mulher grávida é exposta ao radão e é absorvido em sua corrente sanguínea , ele vai atravessar a placenta e entrar no embrião ou feto em desenvolvimento. Exposição no início da gravidez pode levar a aborto. Na gravidez mais tarde, o radão pode causar danos cerebrais levando a retardo mental no bebê.