Como príons acumulam-se no cérebro , o resultado é um acúmulo de lesões na área afetada . Quando o cérebro do animal começa a deteriorar-se , as mudanças notáveis no comportamento podem ser observados. Na maioria das vezes , o animal infectado irá separar-se do rebanho. Ela vai mostrar pouco ou nenhum interesse em observar os seres humanos que estão na área e quase certamente mostrar uma falta de coordenação .
Aumento da sede
cervos e alces atingidas com CWD vai começar a mostrar sinais de sede excessiva . Sempre que possível, eles vão ficar perto de áreas onde as fontes de água estão prontamente disponíveis . Junto com este aumento da sede e do consumo de água vem de urinar excessiva.
Emagrecimento
Enquanto uma condição neuroligical , CWD provoca mudanças drásticas em todo o sistema muscular. Os animais afetados se tornará magro , perdendo uma quantidade significativa de peso corporal e desenvolvimento de um mau estado geral. Infected veados e alces também vai experimentar tremores musculares por todo o corpo .
Aumento da salivação
Conforme a doença progride para uma fase clínica, muitos animais infectados vão começar a babar excessivamente . Isso é muitas vezes acompanhada por dificuldade na mastigação e /ou deglutição de alimentos .