Nanofiltração são amplamente utilizados tecnologia que não só tratar e amaciar a água contaminada , mas também extrair sais e outros poluentes. As pequenas membranas formam um bloqueio físico , prendendo partículas que são demasiado grandes para passar através de seus poros . Novos tipos de materiais nanoporous superar filtros tradicionais. Um estudo Sul-Africano colocou diante salgado que as águas subterrâneas pode ser feita em água potável através do uso de membranas de nanofiltração . Filtros de nanotubos de carbono são melhores na eliminação de vírus e bactérias do que suas contrapartes convencionais , informa a Rede de Ciência e Desenvolvimento.
Nanocatalisadores
Devido ao seu tamanho extremamente pequeno e ainda maior área de superfície , em comparação com as partículas a granel , nanocatalisadores apresentam uma melhor propriedades catalíticas e pode purificar a água contaminada . Ao contrário de simplesmente mudando poluentes para outro local, nanocatalisadores são capazes de quebrar quimicamente os poluentes . Para os países que grapple com tecnologias ineficientes ou são incapazes de suportar o desenvolvimento de tecnologias dispendiosas , nanocatalisadores oferecer uma alternativa eficaz para o tratamento da água . Nos últimos 10 anos , os cientistas descobriram dióxido de titânio ( TiO2 ), as nanopartículas podem ser usados como catalisadores para ambos os poluentes orgânicos e inorgânicos . Por exemplo , as nanopartículas de dióxido de titânio, quando expostos à luz ultravioleta, pode remover resíduos orgânicos da água , informa o UCLA School of Public Health.
Nanopartículas magnéticas
Em contraste com as nanopartículas não- magnéticas , nanopartículas magnéticas , não só se ligam com os produtos químicos , mas pode ser removida a partir da água através do emprego de um campo magnético . Por exemplo , na desinfecção da água , nanopartículas magnéticas irá ligar com óleo ou arsénio . Os compostos resultantes são , em seguida, extraiu-se com um íman . Em alguns processos , estes mesmos nanopartículas podem ser separados a partir de compostos nocivos depois do tratamento de água e reciclado . Por exemplo , os cientistas da Universidade Rice está usando " nanorust " magnético para extrair arsênico da água , informa a Rede de Desenvolvimento Ciência . Porque nanorust tem uma tão grande área de superfície, ele pode remover 100 vezes mais arsênico do que os materiais comparáveis.
Sensores
Além de sanitização da água, as nanopartículas estão sendo usados para detectar contaminantes na água. Através da combinação de micro e nanofabricação , os cientistas desenvolveram minúsculos , precisas e facilmente transportados sensores que podem detectar materiais bioquímicos ou químicos unicelulares na água. Cientistas da Universidade Estadual da Pensilvânia estão empregando nanofios em um chip de silício para distinguir arsênico na água , informa a Rede de Desenvolvimento Ciência .
Nanofibras
Em 2007 , a Royal Society deu desenvolvedores de tecnologia de controle de poluição , que emprega nanofibras capturar o CO2 da Mercer Award Brian de Inovação , de acordo com Nanowerk Notícias . Nano-fibras de porosa composta de poros e materiais que capturam minutos e remover hidrocarbonetos e outros gases de efeito estufa a partir do fluxo de ar em um amplo espectro de processos industriais.