Um dos principais factores que afectam a eficácia de um desinfectante é o período de tempo que é exposto à área a ser desinfectada . A duração da exposição depende , entre outras coisas , do tipo de organismo a ser alvo.
Idade
A idade da solução desinfectante a ser utilizada também afecta a sua eficácia . Muitos produtos químicos diminuir em potência com o passar do tempo e sua exposição ao ar e outros produtos químicos na solução.
Concentração e potência
A composição química ea potência da solução vai afetar a eficácia do desinfetante é a eliminar os contaminantes presentes. Quanto mais elevada for a concentração da solução , o mais potente e , portanto, mais eficaz , tende a ser .
Quantidade e localização
A quantidade de desinfectante utilizado também vai determinar a sua eficácia . No entanto , a quantidade também se refere à quantidade de desinfectante que atinge a área infectada . Isto significa que a localização da área infectada é igualmente importante porque a forma , ou outras características relacionadas, afetará a quantidade de desinfetante que atinge a área infectada.
Resistência
Parte da escolha do desinfetante adequado é ter um conhecimento geral do tipo de contaminante a ser alvo. Muitos organismos têm tolerâncias naturalmente elevados para certas soluções desinfectantes. Esporos bacterianos , por exemplo, têm tolerâncias extremamente elevados para muitos desinfetantes e exigem uma solução diferente de um vírus lipídico menos resistentes .
Matéria Orgânica
Muitas áreas que precisam ser desinfectados tem uma camada ou camadas de acumulação orgânico que diminui a eficácia de um desinfectante . O sangue , solo, tecido e materiais similares possuem propriedades que absorvem e , em alguns casos neutralizar a solução desinfetante.