Durante a inalação de hélio, o oxigênio no sangue e nos pulmões é substituído por hélio. Isto resulta na redução de oxigénio que pode provocar asfixia . Quando inalado repetidamente ou em grandes quantidades, esta depleção de oxigênio provoca tonturas e desmaios , altura em que se nenhum outro hélio é inalado , o corpo retoma sua respiração normal, os níveis de oxigênio voltar ao normal eo corpo se recupera. Se a exposição a grandes quantidades de hélio continua , no entanto , essa falta de oxigênio leva à morte das células cerebrais e asfixia. Houve vários relatos documentados de pessoas que morreram por causa de quedas de sobre- exposição ao hélio.
Um dos feridos mais comuns associados com a inalação de hélio acontece quando o corpo passa fora ou desmaia depois de sofrer depleção de oxigênio . Por esta razão, festeiros usando hélio para produzir vozes engraçadas devem ser monitorados e, se eles começam a desmaiar ou passar para fora, com cuidado baixou para o chão para evitar mais prejuízos .
Lung hemorragia e rotura
o hélio é um gás inerte que é armazenado em tanques de alta pressão. Uma das situações mais perigosos associados com a inalação de hélio é o de que a inalação directamente a partir destes tanques de alta pressão . Este aumento repentino de pressão nos pulmões podem provocar ruptura dos pulmões , ou hemorragia dos vasos sanguíneos dos pulmões . Este é um risco de vida evento potencialmente e deve ser tratada o mais rápido possível .
Considerações
pessoas que inalam apenas pequenas quantidades de hélio têm pouco a temer em relação a potencial de longo prazo os danos causados por este processo , é o uso excessivo e alta exposição ao hélio que representa os possíveis problemas. Na verdade , os médicos utilizam frequentemente uma mistura de oxigénio e hélio , conhecido como heliox , para o tratamento de pessoas com doença pulmonar obstrutiva crónica , porque o efeito mais leve do que o ar de hélio torna mais fácil para a mistura de oxigénio rico para passar através das áreas obstruídas os pulmões . Os pacientes submetidos a esse tratamento têm seus pulmões e gasometria cuidadosamente monitorizados para evitar o excesso de exposição ao hélio.