casa |  | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | Saúde Ambiental

Classificações ISO salas limpas

salas limpas são usadas em processos médicos e industriais sensíveis que necessitam de contaminantes e detritos para ser abaixo dos níveis especificados. A ISO , International Standards Organization , estabelece as especificações sobre contaminantes aéreos permitidos para cada nível de classificação de salas limpas . O ambiente é rigorosamente controlada para manter níveis adequados de limpeza e em alguns casos requer equipamento especial . Base de dados de nível

As classificações de salas limpas ISO são divididas em três categorias principais , começando com o que é considerado " Ar ". A área deve estar abaixo de 293 mil 5 mícrons contaminantes, 8.320.000 1 mícron partículas e 35,2 milhões de partículas metade mícron por metro cúbico . Não há limite para partículas de tamanho menor . Estes quartos são definidos como ambientes de trabalho média com equipamentos de ventilação único padrão .

Classes 1 a 4

aulas ISO 3 e 4 não permitir partículas acima de 1 mícron em tamanho, enquanto as classes 1 e 2 não necessitam de partículas maiores do que dois décimos e um meio micron de tamanho , respectivamente . Além disso , a quantidade de partículas desejados em cada um é reduzido, de uma grandeza de dez para cada redução na classe . Por exemplo , a classe 4 permite 10.000 um décimo de mícron partículas por metro cúbico , enquanto classe 3 permite que apenas 1.000. Essas classes são o nível superior de todas as salas limpas classificadas e requerem equipamentos especializados para manter .

Classes 5 e 6

classes 5 e 6 , a ISO padrão começa a definir o número máximo permitido de partículas de tamanhos de um décimo a dois décimos , e a três décimos de um micron em tamanho; estas limitações são 1 milhão, 237 mil e 102 mil por metro cúbico , respectivamente. A este nível, a entrada na sala limpa requer banhos de ar , vestuário e coberturas de rosto para evitar a introdução de contaminantes no meio ambiente.