estrôncio é um elemento natural , e é o número atômico 38 na tabela periódica dos elementos. O estrôncio é um metal branco prateado que é sólido à temperatura ambiente . O estrôncio é altamente reactivo e quando cortado em pedaços pequenos que se inflama quando exposto ao ar . Estrôncio , na forma de carbonato de compostos de estrôncio e nitrato de estrôncio, é usado para adicionar uma cor vermelha brilhante para fogos de artifício.
Isótopos de Estrôncio
estrôncio tem 28 conhecido isótopos . Isótopos são átomos diferentes do mesmo elemento , que tem o mesmo número de protões , mas um número diferente de neutrões no seu núcleo atómico . Apenas quatro dos isótopos de estrôncio são elementos estáveis . Destes, o isótopo mais comum do estrôncio é estrôncio -88 , que contém 88 nêutrons em seu núcleo.
Estrôncio -90
Embora estrôncio tem 24 isótopos radioactivos que são , o isótopo mais forte , e a mais perigosa para os seres humanos , é estrôncio - 90 . Este isótopo é o produto por - da fissão em reatores nucleares , e é produzido quando o urânio e plutônio quebrar. O estrôncio - 90 tem uma meia - vida de 29,1 anos , e é uma fonte muito potente de radioactividade . Apesar de estrôncio -90 foi encontrado em precipitação nuclear durante os anos 1950 e 1960 , a maior parte desse material tem deteriorado e já não é a principal fonte de radiação. No entanto, a crise de Chernobyl liberou uma grande quantidade de estrôncio -90 no ar sobre partes da Rússia e da Europa.
Estrôncio no Ambiente
Estrôncio é altamente reativo quimicamente , e podem formar vários tipos diferentes de compostos químicos . Isto significa que é muito fácil para um ser humano a entrar em contacto com um composto que contenha estrôncio . Enquanto as pessoas podem inalar o elemento radioativo , é mais provável de ser ingerido em alimentos contaminados ou abastecimento de água.
Efeitos na Saúde
estrôncio radioativo comporta-se quimicamente muito parecido com o cálcio, assim que o corpo humano tende a utilizar o mesmo modo que utilizaria os de cálcio e os isótopos radioactivos acabar no esqueleto e dentes . O estrôncio - 90 acumula-se na medula óssea e interfere com a capacidade do organismo para produzir células de sangue saudáveis . Isso cria anemia e interfere com a capacidade do sangue a coagular corretamente. E porque o estrôncio se torna parte dos ossos , não é facilmente removido do corpo e continua a causar estragos . Embora baixos níveis de exposição não são prejudiciais , a exposição a longo prazo para o estrôncio radioativo pode aumentar o risco de câncer , como leucemia.