Quando cianobactérias morrem, suas células se rompem , liberando toxinas na água. Beber água com grandes quantidades de algas pode causar doenças graves , de acordo com o Departamento de Saúde do Estado de Nova York. Dependendo das espécies de cianobactérias , as toxinas podem causar sérios danos ao fígado humano ou sistema nervoso , bem como causa de vários dias de febre, tonturas , cólicas e vômitos.
Contato
natação em um lago com uma floração de algas ou tomar banho em água que contém toxinas de algas pode irritar a pele e os olhos , provocando erupções e outros problemas. O contato próximo também aumenta a chance de inalar as toxinas , que podem inflamar o trato respiratório. Se não há flor visível em um corpo de água , é improvável que as toxinas são fortes o suficiente para ser um problema, mas as pessoas que são particularmente sensíveis ainda podem sofrer sintomas.
Exposição crônica
Experimentos em animais mostraram que a exposição a longo prazo para as cianobactérias também pode levar a danos no fígado, e possivelmente causar câncer, segundo a Organização Mundial de Saúde . A OMS acrescenta, porém, que é difícil medir o risco para a saúde precisa de pessoas expostas a proliferação de algas fora do laboratório. Os cientistas estão a continuar a pesquisa sobre o tema.
O que fazer
Se você perceber a água que você está lavando com ou nadando em contém uma floração de algas , encontrar um limpar o abastecimento de água e lave -se completamente . Em seguida, contacte o seu médico. Você também deve chamar o seu médico se você tiver sido exposto ou engolido flor de água e desenvolver algum dos sintomas de toxicidade de cianobactérias .