O cloro é um composto molecular com a fórmula ClO2; quando adicionada a água reage com alguns compostos orgânicos para destruir as bactérias e vírus . Prata cobre ionização , por outro lado , utiliza a electrólise para produzir cobre e de prata iões em água . Esses íons carregados positivamente penetrar paredes celulares e membranas de bactérias e vírus , matando os microorganismos interrompendo processos celulares.
Benefícios
Nas concentrações necessárias para a desinfecção , o dióxido de cloro não é altamente corrosivo , e pode ser ainda mais eficaz do que a cloração na destruição de vírus e bactérias em água . Mecanismo de dióxido de cloro de ação é mais específica para os organismos que alguns outros desinfetantes viver , por isso é menos provável de ser usado em reações com outros compostos orgânicos que podem estar presentes na água. Cobre prata ionização também não é corrosivo e altamente eficaz uma vez que os iões permanecem na água durante um longo período de tempo; ao contrário de algumas outras técnicas , que não envolve o armazenamento ou transporte de produtos químicos perigosos
Considerações
O dióxido de cloro é um gás altamente tóxico e instável.; pode tornar-se explosiva quando as concentrações no ar superior a 10 por cento. Também é menos eficaz a destruir rotavírus e e. bactérias E. coli do que é a erradicação outros patógenos . Iões de cobre e de prata podem reagir com compostos em água que lhes inactivar; como observado em um artigo de 2002 na revista Applied Environmental Microbiology , no entanto , algumas bactérias podem desenvolver resistência a íons de prata e, portanto, a este tipo de tratamento.