Em alguns casos, os alimentos geneticamente modificados contêm DNA de duas plantas diferentes, ou de produtos alimentares . Se uma pessoa que é alérgica a nozes come um feijão geneticamente modificado que foi emendado com DNA porca , eles poderiam ter uma reação alérgica sem estar ciente da causa . De acordo com a Federação Europeia de Biotecnologia, isso quase ocorreu em 1996, quando genes castanhais foram emendados em soja para fornecer proteína adicional . Brasil alergias da porca pode levar algumas pessoas a entrar em choque anafilático , que pode ser fatal. Felizmente, os testes em humanos e em animais do produto revelou este problema, e da nova soja nunca foi colocado no mercado. No entanto , é concebível que os alérgenos menos graves pode ser transmitida para os alimentos geneticamente modificados sem serem detectados .
Harm para insetos Populações
Alguns cultivos geneticamente modificados contêm genes do Bacillus bactérias thuringiensis , ou " Bt ", que é um insecticida que ocorre naturalmente . Infelizmente , este insecticida pode ser nocivo para uma grande variedade de insectos que não são consideradas pragas . Em um estudo publicado na revista Nature , o pólen de milho Bt foi mostrado para causar maiores taxas de mortalidade em lagartas da borboleta monarca , bem como em outros insetos. Mesmo que os insetos não têm contato com a cultura modificada si mesmo, o pólen de plantas contendo Bt podem se espalhar para outras plantas e ser transmitida rapidamente entre as populações de insetos. Alguns cientistas estão preocupados que os insetos irá gradualmente desenvolver imunidades a Bt , o que exigirá que os agricultores utilizem cada vez mais pesticidas para proteger suas colheitas.
Unwanted Transferência Gene
Muitas culturas GM são projetados para tolerância a herbicida, para que os agricultores podem pulverizar grandes quantidades de produtos químicos para matar ervas daninhas em seus campos , sem prejudicar as suas culturas. Isto pode ser problemático em si mesmo, uma vez que levou a um aumento do uso de herbicidas entre os agricultores , de acordo com um relatório do Instituto de Ciência na Sociedade . Esses herbicidas , eventualmente, encontrar o seu caminho em rios, lagos e fontes de água , e pode ser prejudicial para os seres humanos , animais e ecossistemas. Existe também a preocupação de que essas culturas irão cruzar com ervas daninhas , a criação de novas variedades de ervas daninhas resistentes a herbicidas . O cruzamento entre as plantas nem sempre ocorre como resultado de modificação genética . Também ocorre naturalmente , resultando em novas espécies e novas adaptações a ambientes em mudança. Se as ervas daninhas foram para adquirir a tolerância a herbicidas de culturas geneticamente modificadas , elas se tornam extremamente difíceis de matar e colocar novos riscos para a saúde dos cultivos e da produtividade agrícola . Isso criaria a necessidade de novos, herbicidas mais fortes , o que poderia , por sua vez representam um risco aumentado para o meio ambiente.