ferimentos causados pela disposição inadequada de agulhas e objetos cortantes , como lâminas e vidro quebrado, pode ser fatal. " Farelos " podem transmitir doenças, tais como hepatite B e C , bem como o VIH . Uníssono, o maior sindicato de serviços públicos no Reino Unido, estima que farelos são responsáveis por cerca de 100.000 ferimentos de cuidados de saúde no país a cada ano.
Infecciosas Resíduos
A resíduos produzidos pelos departamentos de patologia do hospital , ou laboratórios de análises clínicas e de pesquisa , pode ser prejudicial se ele contém parasitas, bactérias ou vírus. Estes patógenos podem ser provenientes de amostras de pacientes ou tecidos (por exemplo, amostras de sangue, ou de culturas derivadas de amostras clínicas ) ou a partir de ações do próprio laboratório.
Pharmaceutical Resíduos
resíduos farmacêuticos pode ser perigoso se não for descartado corretamente. Esses resíduos incluem medicamentos e vacinas controladas que passaram da data de validade , e derramado ou contaminado medicamentos. Estes resíduos podem ser altamente tóxicos para os seres humanos e animais.
Patológica Resíduos
resíduos Patológico compreende tecidos, órgãos , partes do corpo ou fluidos que foram removidos como parte de um teste do doente ou tratamento . Mesmo que o paciente é saudável , estes tecidos e fluidos ainda devem ser tratados como resíduos infecciosos como medida de precaução . Resíduos patológico inclui também carcaças de animais , que podem transmitir doenças como a raiva ou antraz .
Resíduos Químicos
Resíduos químicos emitidos pelos hospitais inclui metais tóxicos como chumbo, cádmio e mercúrio; compostos orgânicos voláteis , como tetracloroetano , metanol e formol; venenos , como fenol e epinefrina; e produtos químicos para fotografia de laboratórios de radiologia. Muitos destes resíduos químicos apresentam um perigo ambiental persistente, bem como um perigo para a saúde direta aos seres humanos.
Resíduos radioactivos
Hospitais usam materiais radioativos em uma série de metodologias de diagnóstico e tratamento . Isótopos radioativos de cobalto e césio, e corantes radioativos como o iodo radioativo , são comuns , assim como os compostos radioativos utilizados no tratamento de câncer e doenças da tireóide. Apesar de serem considerados " de baixo nível " resíduos radioativos , muitos destes compostos são capazes de causar doenças ou até mesmo a morte . Existe também a preocupação de que esses materiais poderiam ser roubados e usados como armas (por exemplo, em " bombas sujas ") .