A água do mar contém vários íons. Aproximadamente 99 por cento dos compostos químicos encontrados na água do mar consiste de seis : iões cloreto ( Cl - ) , sódio ( Na + ) , sulfato ( SO4 - 2 ) , magnésio ( Mg +2 ) , cálcio ( Ca 2 +) e potássio ( K + ) . Cloretos são os mais abundantes destes, que compreende cerca de 55 por cento do total , seguido de sódio ( 31 por cento ) .
Sódio combina com cloreto para formar o sal de cloreto de sódio ( NaCl ) , que é o principal contribuinte para o propriedades da água do mar e distingue de água doce. Ele é comercialmente extraído diretamente do oceano ou de salinas . O magnésio também é extraído da água do mar , mas está presente em quantidades muito pequenas; água do mar contém apenas 5 g de magnésio por litro de água do mar.
Oxygen
A água do mar contém oxigênio dissolvido, tanto da atmosfera e da fotossíntese das plantas marinhas. O oxigênio dissolvido é utilizado para a respiração de animais marinhos , que extraem o oxigênio com suas brânquias . As concentrações de oxigénio diminui quando a água no meio do oceano , entre a superfície e o fundo do oceano , se torna menos ventilado . A eutrofização também contribui para diminuir os níveis de oxigênio , resultando em zonas mortas oceânicas , que perturbam o ecossistema marinho .
Dióxido de Carbono
O dióxido de carbono é a substância fundamental na fotossíntese pelas plantas marinhas. O dióxido de carbono dissolvido é geralmente presente na forma de bicarbonato ( HCO3 ) . Devido às mudanças climáticas , é muitas vezes presente em indesejavelmente grandes quantidades. Altas concentrações de dióxido de carbono na água do mar os níveis de pH mais baixos , fazendo com que a acidificação dos oceanos eo aumento da temperatura do oceano, que por sua vez coloca pressão sobre os animais marinhos , levando-os a utilizar a energia que seria usada para a sua reprodução , a predação e movimento .
nitrogênio
nitrogênio é vital para a sobrevivência do fitoplâncton e outros organismos aquáticos . Um gás inerte , que pode ser transformado em compostos , tais como nitrato , a forma mais abundância de azoto encontrados na água do mar . O azoto é libertado para a água do mar através da decomposição de material orgânico e também a partir da atmosfera . A concentração de nitratos é inversamente proporcional à concentração de oxigênio , o que significa que as zonas mortas oceânicas geralmente têm quantidades elevadas de nitratos .