casa |  | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | Saúde Ambiental

Os efeitos do desmatamento no ecossistema

Ilha de Páscoa é mais conhecido hoje por suas estátuas enigmáticas . Pode também ilustram , no entanto , as ramificações de longo prazo de má gestão do ambiente , de acordo com o livro " Ambiente Essencial ", por Scott Brennan e Jay Withgott . Ao estudar os grãos de pólen em núcleos de lama e evidências arqueológicas , os cientistas descobriram que a ilha pode ter sido desmatada ao longo do tempo por seus habitantes , levando a erosão do solo que acabou prejudicado uma civilização outrora orgulhosa . Embora os efeitos do desmatamento nem sempre são tão dramáticos , o desmatamento pode ter consequências graves e de longo alcance para a saúde de um ecossistema. Habitat Destruição

A conseqüência mais imediata do desmatamento é a destruição do habitat . Muitas espécies diferentes de animais e plantas vivem em florestas , ea destruição da floresta elimina seu habitat , deixando-os sem-teto. Aves como pica-paus podem construir ninhos e vivem em árvores, por exemplo, ou plantas que gostam de sombra acostumados a solo úmido podem encontrar-se exposto à luz solar plena e secagem rápida do solo. Os organismos que são incapazes de competir ou sobreviver em tais condições alteradas podem morrer, e outros organismos que dependiam dessas espécies desaparecendo de alimentos pode , por sua vez , também morrer. De acordo com o " Ambiente Essencial ", a destruição do habitat é um dos principais contribuintes para a extinção da vida selvagem.
Habitat Fragmentação

desmatamento pode , por vezes, deixar as espécies que habitam a floresta confinado a menor e manchas mais dispersas de habitat, um processo chamado de fragmentação do habitat . Espécies como leões da montanha ou ursos que necessitam de grandes extensões de terra podem morrer . A vantagem dessas pequenas manchas de habitat também pode ser alterada por meio de interações com diferentes comunidades de espécies nas áreas desmatadas ao redor, causando mais perda de espécies .
Soil Erosion

Árvores e outras plantas ajudam a ancorar o solo no local com suas raízes. Eles também atuam como quebra-ventos para diminuir ou conter a erosão eólica . Com a perda de árvores e plantas , o solo pode corroer mais rapidamente, tornando mais difícil para as plantas para recolonizar o terreno deixado vago pelo desmatamento . Se a terra é adjacente a uma região desértica , a perda de cobertura do solo, aumento da evaporação e consequente erosão do solo , por vezes, pode causar terras desmatadas para degenerar em deserto, um processo chamado de desertificação.
Nutrient Loss

Em muitas florestas tropicais , o solo é , na verdade, pobres em nutrientes; condições quentes e úmidas incentivar uma alta taxa de decomposição, e os nutrientes dos organismos mortos ou em decomposição são rapidamente reciclados. A maior parte dos nutrientes no ecossistema são armazenados nas próprias plantas e não no solo . De acordo com o " Ambiente Essencial ", quando uma floresta tropical é clara , o solo o que resta é muitas vezes pobres em nutrientes e, portanto, difícil para os agricultores a explorar .