Os produtos químicos tóxicos podem envenenar as plantas e os animais. Alguns produtos químicos tóxicos podem atuar como agentes mutagénicos , agentes que causam mutações no DNA , aumentando assim o risco de defeitos congênitos ou câncer em animais . Outros são disruptores endócrinos que interferem com a atividade de hormônios em animais. Produtos químicos e substâncias com qualquer uma destas propriedades podem matar os organismos e, assim, perturbar o equilíbrio de um ecossistema , ou mesmo torná-lo temporariamente inabitável , se estiverem presentes em concentrações suficientes . Os produtos químicos tóxicos também podem acumular -se na cadeia alimentar , uma vez que um predador , que consome vários organismos presas - cada um dos quais tem uma baixa concentração da toxina em seus tecidos - vai acabar com uma maior concentração
<. br> Acid Rain
dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio produzidos pela combustão pode ser liberado para a atmosfera , onde podem reagir com a água e oxigênio para formar ácido sulfúrico e ácido nítrico. Estes ácidos fortes diminuir significativamente o pH da água no qual estão dissolvidos , mesmo quando estão presentes em concentrações baixas , conduzindo à precipitação de ácido - melhor conhecida como chuva ácida . A chuva ácida pode danificar plantas ou vegetação que têm uma baixa tolerância para ambientes ácidos , ecossistemas , assim, prejudiciais e alterando .
Nutrient Poluição
Lançamento do excesso de nutrientes - , especialmente nitrogênio e fósforo - em cursos de água e corpos de água naturais pode impulsionar o crescimento de algas , causando uma proliferação de algas . O rápido aumento da população de algas suporta um rápido aumento da população de decompositores , que consomem o oxigênio da água e impulsionam os níveis de oxigênio para baixo para que a água não pode mais sustentar peixes e outros organismos que precisam de água. Este fenômeno é chamado de eutrofização.
Mudanças Climáticas
Quando a radiação solar atinge a Terra , alguns dos que é absorvida e aquece a superfície da Terra e sua atmosfera. Superfície da Terra re- irradia algum deste calor na forma de radiação infravermelha, alguns dos quais é absorvida e re- irradiada por gases de efeito estufa na atmosfera. Gases de efeito estufa efetivamente agir um pouco como um cobertor que ajuda a prender um pouco do calor , por isso, um grande aumento na quantidade de gases de efeito estufa tende a aumentar a temperatura média da superfície terrestre . Muitos cientistas e ambientalistas estão preocupados que as atividades humanas estão levando ao aumento das concentrações de gases de efeito estufa , especialmente o dióxido de carbono e metano, e que a temperatura sobe causada pelo acúmulo de gases de efeito estufa pode resultar em mudanças a longo prazo nos padrões climáticos - com longo alcance e consequências dramáticas.
ozônio
O ozônio é uma molécula relativamente instável composta por três átomos de oxigênio. Moléculas de luz ultravioleta impressionante de oxigênio na atmosfera superior da Terra leva à formação de ozono; este o ozono pode por sua vez, absorvem os raios UV , quebrando -se no processo . Certos produtos químicos , principalmente os clorofluorcarbonos (CFCs ) e alguns compostos de bromo , quebrar na atmosfera superior para liberar átomos de cloro e bromo , que por sua vez catalisam a decomposição do ozônio. Consequentemente , a liberação de CFCs podem contribuir para a destruição da camada de ozônio da Terra. Uma vez que a camada de ozônio ajuda a reduzir a quantidade de radiação UV que atinge a superfície da Terra - e uma vez que a radiação UV pode causar mutações no DNA, prejudicando , assim, os seres humanos e outros organismos - muitos cientistas e ambientalistas acreditam CFCs e produtos químicos semelhantes têm o potencial de causar ambiental problemas .