De acordo com "Orientações para a qualidade da água potável " da Organização Mundial da Saúde (2004) , o cloro é o desinfetante primário mais comumente usados. Ele reage com compostos orgânicos para matar os microorganismos , como bactérias na água . Embora o cloro é eficaz , não é tão eficaz como o dióxido de cloro, e também pode gerar subprodutos indesejáveis, como trihalometanos que devem ser removidos da água.
Dióxido de Cloro
O dióxido de cloro é um desinfectante potente que pode matar microrganismos a concentrações tão baixas como 0,1 partes por milhão; além disso, ele permanece ativo mesmo em muito diferentes níveis de pH . O dióxido de cloro pode quebrar a liberar clorito; estações de tratamento de água também deve controlar o nível de cloreto na água.
Ozônio
Em contraste com o gás oxigênio , cada molécula que contém dois átomos de oxigênio , uma molécula de ozônio contém três átomos de oxigênio. O ozono é outro poderoso desinfectante que reage com compostos orgânicos de vírus ou de bactérias para as destruir . O ozônio tem uma vida útil curta e não deixar para trás quaisquer compostos nocivos ou resíduos . Como muitos outros desinfetantes , também é altamente reativo e, portanto, requer condições especiais como metais resistentes à corrosão para aplicação no tratamento de água .
Ajustadores de pH
ácido clorídrico e hidróxido de sódio são dois produtos químicos frequentemente utilizados para ajustar o pH da água antes do tratamento . O hidróxido de sódio é uma base forte, que irá aumentar o pH da solução , enquanto que o ácido clorídrico é um ácido forte que irá reduzir o pH .
Coagulantes
Compostos como o sulfato férrico e sulfato de alumínio pode actuar como coagulantes --- substâncias químicas que causam as partículas em suspensão na água a aglutinar -se ou agregar . O precipitado resultante é mais fácil para filtrar ou remover da água.
Escala Inibidores
compostos pouco solúveis , como o carbonato de cálcio pode precipitar para formar escala em superfícies que entram em contato com a água . Estações de tratamento de água pode usar inibidores da escala, como ácido fosfórico para evitar a formação de escala.