A EPA criou padrões nacionais de qualidade da água de acordo com a Lei da Água Limpa , e as diretrizes da EPA para amônia são baseados em seus 1.985 Diretrizes Critérios vida aquática. De acordo com a EPA , os organismos que vivem em água doce não deve ser afetado negativamente por amônia se a concentração total de uma hora média de nitrogênio amoniacal não aumenta mais do que uma vez a cada três anos. Além disso, a concentração média de 30 dias de nitrogênio amoniacal não pode exceder o critério crônica mais do que uma vez a cada três anos. Critério crónica é uma função matemática do cálculo da temperatura da água e do pH , e é dependente do local específico . A maior média de quatro dias dentro de 30 dias não pode exceder 2,5 vezes o critério crônica.
Refrigeração Instalações
Muitas instalações de refrigeração comercial e industrial usar amônia anidra em sistemas de compressão mecânica . De acordo com a EPA , a amônia é um gás tóxico quando em condições ambientais , e podem ser tóxicos e /ou explosiva quando lançado. De acordo com a Regra de Programa de Gestão de Risco da EPA , instalações que utilizam mais de 10.000 quilos de amônia anidra deve desenvolver um programa para avaliar e prevenir os riscos , bem como um plano de resposta de emergência.
Carnes e Aves produtos
O escoamento de águas residuais de carne e abate de aves e instalações de produção contém amônia , que é tóxico para a vida aquática e prejudica a biodiversidade. Em 2004, a EPA estabelecer limites numéricos da quantidade de águas residuais tais instalações podem produzir. Para os produtores de aves e carne vermelha, os limites de concentração de amônia são de 4 mg /L médio de cada mês e 8 mg /L por dia , no máximo .