Radon é a principal causa de câncer de pulmão em não - fumantes e a segunda principal causa de câncer de pulmão em geral , relata a EPA . Radon interage com o cigarro para aumentar o risco de câncer. Cânceres de pulmão associado com exposição ao radão incluem o adenocarcinoma , o carcinoma de células grandes , carcinoma de células escamosas e carcinoma de pequenas células. Gás
Radon decai rapidamente e seus produtos de decaimento furar o tecido pulmonar , expondo os pulmões à radiação. A radiação destrói as células do pulmão e causa mutações genéticas que podem levar ao câncer relata CERT .
Outras doenças respiratórias
Radon pode causar fibrose pulmonar que resulta em níveis de oxigênio reduzidos. exposição rádon
a longo prazo tem sido associada ao desenvolvimento de enfisema , pneumonia intersticial crónica , fibrose pulmonar e lesões respiratória , de acordo com a NESH . O enfisema é uma doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Os sacos de ar do pulmão pode ser danificado por gás radônio , privando o corpo de oxigênio .
Lesões respiratórias são áreas de tecido cicatricial que se formam nos pulmões, diminuição da função pulmonar . A fibrose pulmonar é também um tipo de cicatriz que ocorre no pulmão . Os resultados de espessura de tecido cicatricial nos pulmões grossas e duras .
Pneumonia intersticial crônica é pensado para começar com prejuízo para os sacos de ar dos pulmões. As células do sistema imunitário proliferam na área, causando inflamação e acúmulo de fluido . Eventualmente , as células proliferam, causando acúmulo de tecido fibroso nos pulmões. Exposição
efeitos genéticos
Radon pode causar mutações no DNA .
Radon exposição resulta de gás em mutações dos cromossomos . É uma substância genotóxica , o que significa que podem danificar o DNA de formas que podem levar ao câncer e pode ter outros efeitos desconhecidos a longo prazo. Gás radão também é teratogênica , relata NESH; pode perturbar o desenvolvimento de um embrião ou feto , interromper uma gravidez ou causar defeitos de nascimento.