casa |  | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | Saúde Ambiental

Os efeitos da temperatura sobre ozono troposférico

Luz solar e calor criar ozônio perto do chão quando interagem com as emissões naturais e artificiais de óxidos de azoto e compostos orgânicos voláteis . O ozônio é um gás composto por três átomos de oxigênio que também ocorre na estratosfera muitos quilômetros acima da superfície da Terra. Veículos automóveis e usinas de queima de combustíveis fósseis geram grandes quantidades de emissões que causam o ozono ao nível do solo , que é o principal componente da poluição do ar conhecido como poluição. Influência do tempo

sol forte e alta temperatura do ar aumenta os níveis de ozônio quando óxidos de nitrogênio e compostos orgânicos voláteis estão no ar . Em áreas com tráfego de veículos pesados ​​e fábricas , o ozônio começa a se formar após o sol nascer. Níveis de pico durante a parte mais quente do dia e cair acentuadamente após o ocaso. Menos de ozônio é gerado em dias frios e nublados. Os níveis de ozono são mais elevados durante os meses quentes de verão e menor durante os meses frios do inverno com pouco sol.
Temperatura Inversão

ar é normalmente mais quente perto do chão do que em altitudes mais elevadas . O ar quente tende a subir assim que a poluição do ar ao nível do solo é geralmente puxado longe da superfície e misturados no ar mais frio superiores. A inversão de temperatura inverte a situação. Uma camada de altitude mais elevada de ar quente mantém o ar mais frio perto do chão a partir de mistura. O ozono troposférico é preso e se acumula ao longo do tempo , causando fortes concentrações de ar poluído .
Good and Bad

ozônio pode ser bom ou ruim , dependendo de onde ele é . Alta na estratosfera , ele bloqueia a radiação ultravioleta , que pode causar câncer de pele mortal em pessoas. Ao nível do solo , que prejudica as pessoas , culturas e ecossistemas. Respirar ozônio pode danificar os pulmões , agravar a asma e prejudicar a capacidade do seu sistema imunológico para combater infecções respiratórias. O ozônio provoca cerca de US $ 500 milhões por ano em redução de rendimentos agrícolas nos Estados Unidos , de acordo com uma estimativa da Agência de Proteção Ambiental dos EUA.