A American Heart Association aponta que a exposição à poluição do ar é um fator que contribui para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, tais como doenças cardíacas e derrames . Grupos de alto risco particulares incluem os idosos, qualquer pessoa com uma condição cardíaca subjacente , os grupos socioeconómicos mais desfavorecidos e diabéticos. Em um estudo publicado em 2010 , pesquisadores da Penn State College of Medicine descobriram que certas partículas aumento do estresse sobre o coração e pode contribuir para a doença cardiovascular. Os pesquisadores relataram que as partículas ( de motor diesel e combustão de carvão para fora e de petróleo, gás e combustão de madeira dentro ) afetou a regularidade de uma batida de coração e levou a flutuações.
Pulmão e problemas respiratórios
O principal problema para doenças pulmonares parece ser as partículas menores em fumaça de óleo diesel , queima de carvão ou usinas elétricas que podem viajar profundamente nos pulmões , ao invés de grandes partículas. Altas quantidades de estas pequenas partículas , chamadas PM10s , pode agravar problemas respiratórios com pessoas que têm asma e outras doenças pulmonares . Eles poderiam também contribuir para a morte prematura em pessoas idosas com doença pulmonar. O dióxido de enxofre no ar pode levar a problemas respiratórios , especialmente com quem tem asma ou filhos. Asmáticos também pode achar que inalar dióxido de nitrogênio se agrava a sua condição. O ozônio também pode causar tosse e dores no peito .
Diabetes
Pesquisadores do Hospital Infantil de Boston acreditam ter encontrado uma forte correlação entre diabetes adulto e da poluição do ar por partículas . O estudo, publicado na edição de " Diabetes Care " Outubro de 2010, destacou a pesquisa de minúsculas partículas conhecidas como PM2.5 , um componente principal do nevoeiro , fumaça e de veículos a motor de escape. Os pesquisadores descobriram uma forte associação entre diabetes e níveis elevados de PM2.5s .
Pneumonia
poluição do ar interior , que usa combustíveis sólidos , pode contribuir para a pneumonia , de acordo com Organização Mundial da Saúde . Aponta a exposição à poluição interior mais do que dobra o risco de pneumonia em crianças menores de cinco anos .
Câncer
OMS afirma que a prática de cozinhar em fogueiras a céu aberto usando carvão , prevalente na Ásia e na África, pode causar câncer de pulmão em mulheres. Ele diz que a exposição a este tipo de fumaça pode dobrar o risco de câncer de pulmão. OMS diz que mais de um milhão de pessoas morrem de câncer de pulmão a cada ano em todo o mundo e as contas de poluição do ar interior para cerca de 1,5 por cento dessas mortes.