Um número de complexos industriais , uma vez que na periferia de Lagos, estão agora intrometeu -se contra alguns dos esquemas , ou áreas residenciais planejados , que mudou-se ainda mais como a população de Lagos tem crescido . Resíduos , às vezes resíduos tóxicos , são despejados pelas indústrias , juntamente com o lixo doméstico em vez de ser contido, convertidos ou eliminados de uma maneira condizente com resíduos químicos . Os resíduos , em seguida, faz o seu caminho para o solo e as águas subterrâneas . Conseqüentemente, níveis perigosos de ferro e nitrato contaminaram comida e água.
Resíduos Sólidos e falta de saneamento
Com o afluxo de grande número de pessoas a uma cidade sem sanitário infra-estrutura , Lagos sofre com falta de saneamento e uma incapacidade de gerir eficazmente os resíduos sólidos . Aproximadamente metade das 200 comunidades " favelas " em Lagos foram rotulados como " severamente arruinado " e receber financiamento para upgrades e desenvolvimento da gestão de resíduos sólidos, sistemas de drenagem e de água potável. Mas a taxa de novas populações supera a taxa de desenvolvimento de infra-estrutura , deixando muitas comunidades sem serviços adequados de saneamento .
Água Poluição
Devido ao desperdício mal gerida em Lagos , a água na cidade carrega uma série de bactérias bem acima dos níveis recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Embora a cidade tem um desempenho melhor do que algumas áreas rurais remotas ou em torno comunidades empobrecidas , água em Lagos contém níveis de nitrato, chumbo, ferro , mofo e coliformes além do limite da OMS.
Poluição do Ar
Com uma grande população em uma pequena área de terra em massa , mais de 70 por cento da indústria do país localizado na cidade , a cerca de um milhão de carros na estrada por dia e 40 por cento do consumo total de combustível na Nigéria por moradores da cidade , Lagos injeta cerca de três toneladas de chumbo no ar diariamente . Além disso , a combustão incorreta ou incompleta de resíduos em casa e nível industrial lançamentos contaminante níveis de monóxido de carbono e óxido nítrico.