Cerca de 14.000 anos atrás, o clima do Ártico começou a mudar, resultando em extinções em massa de plantas e animais da Idade do Gelo . Hoje, muitos cientistas temem que a história pode estar se repetindo . A destruição da camada de ozônio protetora sobre as regiões polares , causado em grande parte pelos clorofluorcarbonos usados por décadas como propulsores de aerossóis e refrigerantes , tem permitido a luz solar para aquecer permafrost , que armazena grandes quantidades de dióxido de carbono. Como este " gases de efeito estufa " é lançado na atmosfera, temperaturas do solo subir ainda mais , levando fusão mais profunda do permafrost e acelerando o processo de aquecimento . O Centro Pew sobre Mudança Climática Global adverte que, como consequência do aumento da temperatura da terra , um derretimento das massas de gelo polar pode contribuir para um aumento do nível do mar e causar inundações das zonas costeiras em todo o mundo . Outros especialistas , como o professor Greg Henry , da Universidade de British Columbia , prever que isso poderia acontecer nas próximas décadas.
Impacto do petróleo e Extração Mineral
a tundra é rico em reservas de petróleo , gás e minerais que não podem ser extraídos sem perturbações no ecossistema. A infra-estrutura necessária para tal desenvolvimento industrial inclui redes de estradas para o transporte de veículos, tubulações e complexos fabris , os quais contribuem para a pressão sobre a terra . Como o pequeno , delicado vida vegetal nativa da tundra é destruída , a cadeia alimentar é interrompido porque quando herbívoros morrer de fome ou migrar para outro lugar para se comer, carnívoros fome também.
Poluição e acúmulo de toxinas
acordo com o Comitê de Recursos do Ártico canadense , produtos químicos gerados pela indústria pesada na Europa Oriental são uma importante fonte de poluição polar mas metais pesados e toxinas de lugares tão distantes como o sudeste da Ásia foram encontrados nos tecidos de animais terrestres , aquáticos e marinhos. As correntes oceânicas e da circulação atmosférica transportar os poluentes provenientes das latitudes mais baixas e por causa da luz solar extrema frio e redução da região , eles não quebram , ficando venenoso muito mais tempo do que em outras condições climáticas. Precipitação radioativa a partir de testes de armas nucleares na década de 1960 e início de 1970 , também ainda é detectável em todo o Ártico.
Impacto do Turismo
Todos os anos, milhares de turistas a bordo navios de cruzeiro de luxo à partida de portos na América do Norte e Europa para experimentar a beleza austera do Ártico , criando mais pressão sobre o ecossistema. A indústria do turismo , incluindo a pesca desportiva e caça, também tem aumentado o volume de avião barulhento e tráfego de helicópteros , elevando os níveis de poluição do ar e provocando pânico que conduz à perda de ovos em colónias de aves . A vida vegetal pisado não vai gerar ao longo de décadas e não existem instalações de eliminação de lixo deixado para trás no permafrost por visitantes humanos .