Querosene é um líquido altamente inflamável. O maior perigo desse tipo de aquecedor é fogo ou explosão. Um fogo pode resultar de uma variedade de causas . As pessoas podem acidentalmente inflamar o combustível ao encher o tanque ou derrubar um aquecedor aceso. Colocar o aquecedor muito perto de cortinas ou móveis pode provocar um incêndio . Usando gasolina em vez de querosene no aquecedor , indevidamente armazenar o excesso de querosene ou descuido ao reabastecer o aquecedor pode resultar em incêndio ou explosão.
Poluição do Ar Interior
A Ambiental dos EUA Protection Agency , ou EPA , identifica aquecedores a querosene como uma importante fonte de poluição do ar interior . Estes dispositivos libertam o monóxido de carbono , dióxido de carbono , dióxido de enxofre e dióxido de azoto no ar . Estes poluentes podem levar a sérios problemas de saúde nas pessoas. A exposição a baixos níveis de monóxido de carbono provoca sintomas como fadiga em pessoas saudáveis e dor no peito em pessoas com doenças cardíacas, de acordo com a EPA . Sintomas como tonturas , visão turva , náuseas, dores de cabeça e confusão ocorrer em concentrações mais elevadas. Concentrações muito elevadas resulta em morte . O monóxido de carbono é um gás incolor , inodoro , que é difícil de detectar . A EPA recomenda que as pessoas se certificar de que seus aquecedores a querosene têm ventilação adequada. Além disso, você pode colocar um detector de monóxido de carbono em salas onde um aquecedor a querosene está em funcionamento para fornecer aviso se os níveis de subir.
Queimaduras
O contato direto com um aquecedor a querosene pode causar queimaduras graves. As superfícies destes aparelhos de atingir temperaturas tão altas como 500 graus Fahrenheit , de acordo com David E. Baker , da Universidade de Missouri Extensão . As crianças e os animais de estimação são especialmente vulneráveis a este tipo de lesão , por isso você deve mantê-los longe do aquecedor quando este estiver em funcionamento.