" efeitos neurocomportamentais dos moradores ao redor estações rádio-base de telefonia móvel", um estudo publicado na Neurotoxicology , mostrou os efeitos da radiação eletromagnética de radiofreqüência ( RFR ) sobre as nossas capacidades de memória. De acordo com o estudo, o grupo de controle RFR expostas demonstrou uma prevalência de queixas neuropsiquiátricas. Dos 85 indivíduos expostos , 28,2 por cento de alterações de memória experiente . O grupo de controle expostos também se apresentou significativamente menor em baterias de testes neurocomportamentais para memória auditiva de curto prazo e atenção.
O Pathol Biol estudo (Paris) , " Investigação sobre a saúde das pessoas que vivem perto de estações retransmissoras de telefonia móvel", também revelou problemas relacionados à memória . Este estudo envolveu 270 homens e 260 mulheres. Indivíduos que vivem a menos de 100 metros da estação de base tiveram a maioria dos problemas relacionados à memória.
Neuropsiquiátrico
acordo com o estudo Neurotoxicology , 23,5 por cento do controle RFR - exposto grupo também tinha dores de cabeça ou dificuldade para dormir; 21,7 por cento sofria de depressão; e 18,8 por cento encontrou tonturas regular. O grupo não exposto tinha menos da metade os sintomas.
O estudo Pathol Biol revelou sintomas como cansaço, dor de cabeça e sono dificuldades dentro de 300 metros das estações de base. Para além de problemas de memória , os indivíduos que vivem dentro de 100 metros sofria de irritabilidade , depressão , diminuição da libido e tonturas . As mulheres queixaram-se de dores de cabeça , náuseas, perda de apetite , dificuldades de sono , depressão, perturbações visuais e desconforto significativamente com mais freqüência.
Os EUA Food and Drug Administration (FDA) informou que RFR pode aumentar a temperatura do corpo e causar tecido danos como resultado. Os olhos e os testículos são mais vulneráveis a esta forma de calor devido ao fluxo sanguíneo limitado .
Interferência
De acordo com o FDA , a radiação eletromagnética pode interferir com dispositivos médicos eletrônicos. De particular interesse são implantados marcapassos cardíacos e desfibriladores . Novo teste promovido pela Associação para o Avanço da Instrumentação Médica ( AAMI ) reduziu o risco para a maioria dos pacientes portadores de marcapasso e desfibrilador .
Apesar do perigo reduzido, a FDA recomenda que os pacientes tomem precauções, tais como a realização de telefones celulares no lado oposto do implante . A agência também desaconselha colocar o telefone no bolso sobre o dispositivo ou sair de um telefone ligado, no lado do implante.
Hipersensibilidade
De acordo com o Organização Mundial de Saúde , existem indivíduos que sofrem de " hipersensibilidade eletromagnética " ou EHS . " Enquanto algumas pessoas relatam sintomas leves ... outros são tão severamente afetados que deixam o trabalho e mudar toda a sua vida ", segundo a OMS .
EHS tem uma variedade de sintomas, incluindo vermelhidão da pele, formigamento ou queimação sensações , fadiga, dificuldade de concentração , tonturas, náuseas , palpitações cardíacas e distúrbios digestivos . Embora cerca de 10 por cento dos casos relatados são graves, EHS não é reconhecido como uma síndrome .