O metano é um subproduto comum da decomposição que ocorre em aterros sanitários. Este gás afeta negativamente a camada de ozônio e contribui para o aquecimento global. Os aterros podem continuar a produzir este gás mesmo décadas depois de terem sido fechados.
Metais Pesados
metais pesados, como chumbo, mercúrio, cádmio ou , são um problema comum poluente encontrado em aterros sanitários em todo o mundo . Estes metais podem contaminar o solo e as águas subterrâneas circundante , levando a uma série de problemas de saúde para a população local. Exposição de metais pesados podem causar a pele , respiratórias , cardio -vascular , sistema nervoso e problemas reprodutivos , entre outros. De acordo com o livro " Ecoholic , " cerca de 50 a 70 por cento de metais pesados em aterros sanitários vêm de baterias que não tenham sido eliminados de forma adequada .
Lixiviados
o lixiviado é um líquido que se acumula na base de aterros e pode infiltrar-se no solo circundante . Este contaminante nocivo é criado quando a água da chuva ou água subterrânea se mistura com o lixo doméstico comum. Sua composição e toxicidade pode variar muito , dependendo do que substâncias contém o aterro . Aterros com grandes quantidades de materiais perigosos ou tóxicos podem ter uma maior concentração de nitrogênio amoniacal , que é muito difícil de remover.
Dioxinas
As dioxinas são um tipo de tóxico química que pode formar através de combustões de gases que envolvem produtos feitos a partir de cloro. Eles podem afetar drasticamente a saúde do corpo , causando câncer, distúrbios do sistema nervoso , abortos e defeitos de nascimento. A dioxina pode formar a partir da fabricação e queima de plásticos clorados e produtos orgânicos, incluindo inseticidas , herbicidas, produtos de papel branqueada e cloreto de polivinila ( PVC) encontrado em plásticos .