De acordo com a EPA , clorpirifós , o ingrediente ativo do Dursban , pode ter um efeito adverso sobre o sistema nervoso , causando tonturas, náuseas e confusão. No caso de um derrame de grande escala , este produto químico pode causar paralisia do sistema respiratório e, possivelmente, morte.
Exposição de Águas Subterrâneas
O Centro Nacional de Saúde Ambiental afirma que organofosforados pulverizadas diretamente sobre as culturas pode percorrer uma distância antes de atingir o solo no local para o qual foram destinados . Os organofosforados pode furar o solo e as plantas , e entrar na água subterrânea. As pessoas que vivem nas zonas agrícolas enfrentam a exposição a esses pesticidas ao entrar em contato com água contaminada de culturas .
Exposição com produtos
Um estudo realizado em junho edição da revista " Pediatrics " 2010 demonstraram que as crianças expostas a pesticidas em alimentos todos os dias normais, como maçãs, aipo, morangos e mirtilos eram susceptíveis de estar em risco para transtorno de déficit de atenção /hiperatividade. O estudo incluiu um grupo de 1.139 crianças que variaram na idade de 8 a 15 --- alguns dos quais tinham sido diagnosticados com TDAH e alguns deles estavam livres da doença. Urina das crianças foi testado para a presença de organofosforados - níveis mais elevados dos quais foram encontrados nas crianças com TDAH
Wildlife
Clorpirifós pode afetar peixes, aves e . outros animais selvagens , segundo o Centro Nacional de Informação de pesticidas . Grackle , pombos, patos-reais e tordos são os mais afetados por este produto químico tóxico, com a exposição do pato prejudicar as taxas de natalidade e de afectar negativamente a saúde de patinhos . Robins são freqüentemente encontrados mortos em áreas onde o pesticida foi derramado . Chlorpyrifos também pode ferir ou matar abelhas, peixes e minhocas.