incineração tem sido historicamente o método mais comum de tratamento de resíduos infecciosos . No entanto, porque a incineração cria emissões tóxicas , muitas unidades de saúde escolher outros tratamentos, como autoclaves, câmaras de vapor pressurizado que esterilizar resíduos e sistemas de microondas que destroem patógenos com ondas de rádio de alta freqüência. Arcos de plasma , um sistema que combina eletricidade com gás inerte para criar temperaturas de até 5.000 graus , também estão sendo usados para o tratamento de resíduos infecciosos .
Tratamentos químicos
Chemical tratamentos esterilizar resíduos infectantes , mas também criar um fluxo de subprodutos químicos contaminados. Empresas de eliminação utilize produtos químicos como o cloro , alvejante lavandaria comum e dióxido de cloro , um gás volátil , para pequenas quantidades de resíduos infectantes . Tratamentos alcalinos como soda cáustica e cal virgem , também são considerados eficazes .
Radiação
radiação ionizante destrói os patógenos por danificar células individuais. Apesar de algumas instalações de tratamento de resíduos infecciosos com a radiação , é caro e acarreta um risco maior para os trabalhadores de eliminação.