raios UV-A são a exposição à radiação UV mais comum que você provavelmente irá receber . Conta os raios UV-A de até 95 por cento da radiação que atinge a superfície da Terra e são 30 a 50 vezes mais prevalente do que os raios UV-B , embora menos intensa . Raios UV-A penetra mais profundamente na pele do que UV -B e ter sido conhecida a desempenhar um papel importante no envelhecimento e enrugamento da pele. Os raios UV-A pode danificar as células da pele chamadas queratinócitos na camada basal da epiderme , que contribuem e pode, eventualmente, permitir o desenvolvimento de cancros da pele . Os solários e lâmpadas solares emitem principalmente raios UV-A .
B raios UV
raios UV-B são a forma mais destrutiva da radiação UV , devido à capacidade de causar danos fotoquímico para o ADN celular . Estes comprimentos de onda são a principal causa de vermelhidão da pele e queimaduras solares e, geralmente, danificar camadas epidérmicas superficiais da pele. Os raios UV-B fornecer a síntese de vitamina D no organismo, mas esses raios pode causar efeitos nocivos devido à exposição excessiva , como eritema , catarata e ao desenvolvimento de câncer de pele. A maioria dos raios UV-B solares são bloqueados pelo ozônio na atmosfera
raios UV-C Rays
UV- C são ondas de radiação de ondas curtas que representar os perigos máximo e fazer com que a maior parte da destruição . O sol emite raios UV-C , mas esses raios tendem a não ser testemunhado na natureza já que a maioria dos comprimentos de onda são absorvidos na camada de ozônio da atmosfera. Raios UV-C do sol normalmente não afetam as pessoas , devido à absorção. Existem fontes de UV artificiais que emitem raios UV- C, como soldadores de arco que pode ser um perigo para os olhos. Lesão UV- C pode ser extremamente doloroso, mas pode geralmente limpar em um dia ou dois.