Um derrame é uma libertação acidental de um produto químico de alguma forma de contenção , como um tambor, uma lagoa de retenção ou um petroleiro . A palavra " derramamento " implica um líquido, mas esses lançamentos também pode envolver produtos químicos sólidos ou gasosos. Uma versão pode permitir que um produto químico perigoso para entrar no ambiente - seja através do ar, ou através de água ou no solo . Vários fatores afetam o quão perigoso um vazamento é : a toxicidade do produto químico , as propriedades físicas de uma substância química ( se é corrosivo como um ácido ou pegajoso como o petróleo, por exemplo), o quão longe ela se espalha e quanto tempo ele permanece no ambiente . O grau em que um químico para barrar é determinada por aquilo que é conhecido como as suas propriedades de transporte , e estes irão variar dependendo de onde é derramado . Um produto químico solúvel em água como o cianeto de potássio , por exemplo, iria viajar amplamente se derramado em um rio , mas não tão longe se derramou no pavimento . Um produto químico gasoso como o cloro vai viajar muito no ar. A persistência de um produto químico é determinado pela rapidez com que se decompõe quando expostos a forças naturais como a luz solar e micróbios. Alguns produtos químicos vai durar por anos no meio ambiente , enquanto outros vão rapidamente degradar.
Toxicidade e Efeitos Físicos de perigo
Um vazamento químico venenoso ou tóxico pode ter saúde rápido e sério efeitos sobre as coisas que vivem nas proximidades . O fosgênio gás , por exemplo, pode produzir problemas respiratórios imediatos se inalado em concentrações tão baixas como uma parte por milhão no ar . Isso pode ter o efeito adicional de forçar a evacuação de uma área grande para garantir que pessoas ou animais não são expostos . Em 2008, toda a cidade de Wilkie , Saskatchewan, foi evacuado devido a um vazamento de amônia anidra química. Outros tipos de produtos químicos também podem representar um perigo imediato devido a ser corrosivo ou não fisicamente prejudicial. Os derramamentos de petróleo no mar , muitas vezes matar ou ferir muitas aves marinhas , protegendo as aves com alcatrão pegajoso e impedindo-os de voar. Derramamentos de produtos químicos também podem ter efeitos sobre a saúde mais lento, de longo prazo , como o cancro . Vazamentos de tanques de retenção gasolina subterrâneos podem se encaixam nesta categoria , uma vez que pode liberar benzeno, um conhecido agente cancerígeno .
Derramamentos
Efeitos Ambientais
químicos podem ter efeitos graves sobre o meio ambiente . Estes efeitos podem ser ao mesmo tempo óbvia e imediata e mais subtil e longo prazo . Um grande derramamento de soda cáustica no rio Cheakamus em British Columbia , em 2005, matou meio milhão de peixes. Além disso , os efeitos a longo prazo da mudança no pH do rio e os danos para o ecossistema são tão drásticas que é estimado o rio vai levar , pelo menos, 50 anos para recuperar .
Exemplos de Derramamentos
o pior liberação química industrial de todos os tempos é considerada o desastre de Bhopal em 1984, quando o metil isocianato químico tóxico escapou de uma fábrica da Union Carbide em Bhopal , na Índia. Estima-se que 10 mil morreram e milhares foram feridos. Em 2010 , um lago segurando contendo " rejeitos " tóxicos de uma mina na Hungria se abriu e lançou quase 200 milhões de litros de lama contaminados com substâncias químicas como arsênio e mercúrio. Esta mistura tóxica finalmente fez o seu caminho para o Danúbio , o segundo rio mais longo da Europa. Estima-se que vai demorar até um ano para reparar os danos ambientais ao rio. Em 2010, o vazamento de petróleo no mar de perfuração da BP Deepwater Horizon se tornou o pior tal derramamento da história dos EUA , liberando mais de 200 milhões de litros de óleo.