Particularmente em um ecossistema em camadas como uma floresta , onde as árvores altas sombra os espaços por baixo e em particular habitats pode existir em vários níveis no dossel , a quantidade de luz solar é um fator crítico para o ecossistema. Espécies de plantas diferentes exigem diferentes níveis de luz solar para crescer e prosperar. Pines , por exemplo, exigem ampla exposição à luz solar para crescer , enquanto samambaias e pequenas palmeiras prosperar no sub-bosque mais frio abaixo de sombreamento das árvores mais altas. Da mesma forma, animais de sangue frio como os répteis necessitam de várias horas de exposição solar por dia, enquanto anfíbios e mamíferos tendem a se concentrar em áreas sombreadas; portanto , a luz solar também determina a distribuição das espécies animais.
Temperatura
A maioria dos organismos têm a capacidade de se adaptar às mudanças de temperatura dentro de um determinado intervalo. As temperaturas fora deste intervalo , no entanto, pode fazer um ambiente totalmente inóspito para uma espécie em particular . Assim , a temperatura de um determinado ecossistema, determina , em grande parte dos tipos de animais e plantas que podem existir dentro de si . Mudanças dramáticas de temperatura muitas vezes remover certas espécies de um ecossistema como o aumento do calor ou frio interfere com os seus processos de vida e substituí-las por outras espécies mais adaptadas às novas faixas de temperatura .
Condições atmosféricas
Toda a vida na Terra depende de trocas gasosas com a atmosfera, se respirar oxigênio ou levando-se em dióxido de carbono como as plantas fazem durante a fotossíntese . A composição e as condições da atmosfera, portanto, desempenhar um papel importante na determinação do que as formas de vida pode viver e prosperar em um ecossistema específico . Em casos extremos , como as florestas montanhosas ou florestas em áreas vulcânicas , onde a atmosfera tem consideravelmente menos oxigênio nela, a composição da atmosfera determina quais espécies de plantas e animais pode ligar para o lar ecossistema.
Elementos Químicos
a química de um ecossistema, da acidez do solo para os tipos de produtos químicos que são dissolvidos no ar e na água, também determina o tipo de formas de vida que podem resolver no área . Como fator abiótico em um ecossistema florestal , elementos químicos pode tornar o solo muito ácido ou básico para certas plantas para criar raízes , ou mesmo fazer a água ou o ar impróprio para organismos não adaptados a essas condições específicas.
Água
Talvez o mais importante , a presença de água é um fator abiótico determinante na composição de um ecossistema . A quantidade de precipitação, a presença de água subterrânea ou de superfície , a freqüência de inundações e outros elementos hidrológicos pode ser a base de composições do ecossistema. Assim como algumas plantas e animais são adaptados às condições áridas , outros exigem condições muito úmidas para completar seus processos de vida . Como resultado, os padrões de precipitação ea quantidade de água em um ecossistema estabelecer o que os organismos podem tomar posse e reproduzir em um ecossistema.