Mudanças na concentração e diversidade de espécies em um ecossistema de água doce pode alterar fundamentalmente a dinâmica do habitat. Várias espécies de plantas , como gramíneas em zonas húmidas ainda , não só desempenham um papel importante na cadeia alimentar do sistema, mas contribuir para a filtração de água. Da mesma forma, as espécies animais como ostras também limpo e purificar a água como parte de suas funções vitais . Assim , as mudanças na diversidade de espécies de caça ou contaminação pode alterar a dinâmica dos ecossistemas e da qualidade da água no sistema.
Fatores microbiológicos
Embora os efeitos a maior planta e espécies animais gerar mudanças mais visíveis em um ecossistema , a vida microbiológica , tais como bactérias , também desempenha um papel crítico em um ecossistema. Como formas de vida microbiológicas tendem a ser muito frágil e mais sensível às mudanças no ecossistema , mudanças na composição microbiológica pode estar entre os primeiros sinais de um ecossistema em apuros. Muitos biólogos até mesmo usar amostras microbiológicas como um primeiro teste para a deterioração em um ecossistema . Como condições, como a quantidade de oxigênio dissolvido na mudança da água , a composição de bactérias na água muda para se adaptar à nova situação , que por sua vez muda os tipos de resíduos o novo microrganismo excretar na água e pode reduzir a qualidade da da água e do ecossistema como um todo.
clima
ecossistemas de água doce e zonas húmidas são altamente dependentes de um ciclo regular de água para sua sobrevivência. Como as mudanças climáticas alteram as temperaturas ou freqüências e quantidades de precipitação , a quantidade de água que entram e saem do sistema podem mudar rapidamente . Se um ecossistema de água doce se torna mais seco ou mais úmido , os tipos de plantas e animais que podem sobreviver nas mudanças do sistema e da saúde do ecossistema em sua forma anterior pode deteriorar-se.
Alterações no terreno e Hidrologia
o desenvolvimento humano é um dos principais culpados de deterioração devido às mudanças no terreno e hidrologia. Quando , por exemplo, zonas húmidas são drenados e desenvolvido para a habitação humana ou uso , a maioria das espécies que dependiam da umidade do habitat para a sua sobrevivência , quer morrer ou mudar para outros habitats . A água já encontrado no ecossistema , no entanto, continua o seu ciclo natural , sejam áreas de assentamento de inundação periódica ou fluindo para outros ecossistemas para mudar a dinâmica da água em outros lugares.
Contaminação Química
Um dos problemas mais comuns em ecossistemas de água doce , a contaminação química da atividade humana industrial ou residencial pode afetar drasticamente a dinâmica biológica . Produtos químicos como o mercúrio eo arsênico da produção industrial ou mesmo de outros produtos químicos a partir de sabonetes , fertilizantes e combustíveis da actividade humana pode fazer um ambiente inadequado para certos organismos e afetar negativamente a qualidade da água . Mesmo resíduos orgânicos , quando em grandes quantidades, podem alterar a cadeia alimentar e perturbar o frágil equilíbrio de um ecossistema .