casa |  | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | Saúde Ambiental

Poluentes dióxido de enxofre

dióxido de enxofre é um composto químico liberado quando combustíveis fósseis, como o carvão eo petróleo são queimados . Ele também é liberado na atmosfera durante as erupções vulcânicas. Embora o dióxido de enxofre é um poluente e é acreditado para ter efeitos negativos no ar, solo e saúde humana, o composto tem alguns usos industriais. Impacto Ambiental

O dióxido de enxofre é, juntamente com os óxidos de nitrogênio , uma fonte de chuva ácida. Além da poluição do ar , a chuva ácida provoca a poluição do solo e da água e acelera a deterioração dos edifícios e outras estruturas. Uma vez na água dióxido de enxofre provoca a acidificação dos rios, lagos e córregos , que tem um efeito negativo sobre peixes e plantas na água. Acredita-se também para causar depleção mineral no solo, o que danifica a vegetação em florestas e outras áreas naturais e reduz a produtividade das culturas em áreas agrícolas.
Impacto sobre a Saúde

dióxido de enxofre em a atmosfera irrita os olhos, nariz e garganta. Ele também danifica os pulmões quando inalados , que pode ter a longo prazo , efeitos negativos à saúde , especialmente em indivíduos com doenças como a asma. A exposição a longo prazo para o dióxido de enxofre pode reduzir a capacidade pulmonar, especialmente em crianças e pode levar a outros problemas respiratórios . Em níveis muito elevados de dióxido de enxofre pode ser venenosa, mas esses níveis raramente são encontrados como resultado da poluição do ar a menos que seja em um espaço fechado .

Níveis e
Controles

Desde os perigos da chuva ácida foram realizadas em primeiro lugar, controles e processos de filtragem têm sido postas em prática para reduzir o dióxido de enxofre na atmosfera. Isto é frequentemente feito com " esfregões ", que se misturam o dióxido de enxofre , com o óxido de cálcio para produzir sulfito de cálcio e impedir que entrem na atmosfera . Desde 1980, a quantidade de dióxido de enxofre encontrada em 252 locais de testes dos EUA foi reduzido em mais de 80 por cento. A partir de 2006 , na China, que depende fortemente de energia a carvão e tem poucos controles ambientais , foi o maior emissor de dióxido de enxofre.
Usa

O dióxido de enxofre é comumente usado em alimentos e bebidas como conservante e antioxidante , é especialmente comum na produção de vinho e refrigerantes. Um rótulo de vinho com as palavras " contém sulfitos " indica que o vinho tem uma concentração de 10 ppm ( partes por milhão ) ou maior . Embora seja geralmente considerada segura como alguns aditivos alguns indivíduos parecem ter uma maior sensibilidade do que os outros . O dióxido de enxofre também é usado às vezes como um agente redutor, tem alguns usos médicos e já foi usado como um refrigerante antes do desenvolvimento de freon .