Respirar grandes quantidades de berílio pode danificar os pulmões e produzir sintomas de vermelhidão e inchaço que se assemelham a uma pneumonia. A condição geralmente se resolve por si próprio se a exposição ao berílio é limitado ou interrompido , mas pode ser fatal ou progredir para doença crônica berílio se a exposição continua. O desenvolvimento de medidas de segurança com relação à exposição de berílio no local de trabalho ajudaram a tornar esta condição rara.
Doença Crônica berílio
Como mencionado anteriormente, alguns indivíduos podem desenvolver uma sensibilidade para berílio, o que significa que eles podem ser negativamente afetados pela exposição a quantidades menores do que a pessoa média. As pessoas que são sensíveis ao metal pode desenvolver uma resposta inflamatória ao berílio que faz com que os glóbulos brancos a acumular-se e formar granulomas . Pessoas que sofrem de doença crónica berílio muitas vezes se sentem fraco, cansado e ter dificuldade para respirar . Embora a doença crônica berílio pode ser fatal por conta própria, ele também pode levar a outras doenças como a anorexia, câncer de pulmão , coloração azulada das mãos e pés, alargamento da doença cardíaca e do coração.
Outros efeitos à saúde
a Agência de Substâncias Tóxicas e Registro de Doenças aponta que a maioria dos testes de berílio foi realizada em animais, assim, muitos dos efeitos na saúde da exposição são desconhecidos. Contato com a pele pode resultar em erupções cutâneas e formação de nódulos . Embora úlceras foram observados em ensaios com caninos , formação de úlceras em seres humanos devido à ingestão de berílio é menos provável devido às quantidades muito pequenas que são capazes de mover a partir do sistema digestivo para a corrente sanguínea .
vida animal e vegetal
Embora os efeitos a longo prazo de berílio não têm sido observadas em vida vegetal e animal , a exposição crônica pode levar a taxas menores de reprodução, tempo de vida mais curtos e as mudanças na aparência e no comportamento . Os efeitos agudos - como a morte - em aves e peixes, bem como baixas taxas de crescimento em plantas têm sido observados de 2-4 dias após o contato com o berílio . De acordo com o governo australiano , berílio é mais tóxico em água doce do que em água dura, e é muito tóxico para a vida aquática.