Um efeito geográfico principal do desmatamento é a fragmentação da floresta . A separação da massa de terra florestal perturba o habitat da vida selvagem na área. Richard Spilsbury , autor de "O desmatamento crise ", afirma a construção de estradas , plantações e isolamento assentamentos força entre os animais e plantas. Por exemplo, a fragmentação florestal reduz as chances de papagaios , que não pode voar por longas distâncias , encontrar outros papagaios para reprodução. A fragmentação florestal não reduz a área florestal; embora plantações humanos construídos sobre as florestas de fronteira não são adequados para os habitats da vida selvagem. A conversão de florestas de fronteira na Finlândia colocou em perigo mais de 700 espécies de animais.
Biodiversidade
Muitas espécies de animais selvagens são sensíveis a microhabitats . De acordo com Rebecca Lindsey , autor de " Tropical Deforestation ", vários animais e plantas são vulneráveis à extinção por causa do desmatamento. Árvores da floresta maduros morrem de ventos quentes e períodos de seca nas bordas estéreis da floresta. O desmatamento também destrói genes não descobertas de plantas, fungos e animais, o que poderia levar a cura para o câncer . Muitas aplicações médicas atuais se originam a partir de materiais da floresta , tais como medicina malária , relaxantes musculares e anestésicos .
Solo
solo da floresta tropical é fina e falta nutrientes . Em "Crise do Desmatamento ", escreveu Spillsbury que as altas temperaturas e as chuvas lavam minerais do solo . A floresta depende dos nutrientes naturais produzidos pela decomposição de animais e plantas subprodutos. Desmatamento destrói o solo , devido aos efeitos de queima; como agricultores queimam as árvores para criar um fertilizante à base de cinzas, os nutrientes originais são perdidos para sempre. Dentro de alguns anos , o solo não vai apoiar culturas por causa da crescente erosão do solo.
Social
Os efeitos sociais do desmatamento são entre as pessoas , animais e outras pessoas nativo das florestas. Richard Spilsbury disse o desmatamento aumenta o conflito entre animais e pessoas. Como animais procurar novas fontes de alimento , eles danificam assentamentos agrícolas. Em retaliação, as pessoas matam os animais para proteger suas colheitas. De acordo com o " Desmatamento Tropical ", as florestas tropicais são o lar de vários nativos da floresta; desmatamento poderia ser visto como uma forma moderna de colonização forçada - afastando estas pessoas de suas casas e meios de subsistência
.