Um dos efeitos mais significativos e perceptíveis do aquecimento global é o derretimento do gelo em todo o mundo . Especialmente nas regiões polares , como a Groenlândia e da Antártida , que são mais sensíveis às mudanças de temperatura , as geleiras de montanha e plataformas de gelo estão derretendo a uma taxa rápida e causando oceanos e mares a subir. Um relatório divulgado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas prevê que os níveis do mar médias globais vão subir até 2 metros ao longo do século seguinte. Níveis de água subindo irá causar grandes inundações em áreas costeiras e potencialmente deslocar milhões de pessoas. No país ilha das Maldivas, a ameaça iminente de inundação induziu o governo a começar a procurar uma nova casa para a nação.
Storms
Globalmente , subindo temperaturas resultaram em mudança nos padrões climáticos . Precipitação aumentou , em média, em todo o mundo . Os climatologistas têm observado um aumento na força dos furacões , ciclones e tempestades. Estas tempestades de crescente intensidade são causados principalmente pelo aumento da temperatura do oceano; que representam os maiores riscos para as áreas costeiras e ilhas tropicais. Um artigo de 2008 na revista "Nature" informaram que as velocidades máximas do vento dos ciclones tropicais têm aumentado significativamente desde 1981.
Seca
Embora a precipitação média tem aumentados , secas também se tornaram mais comuns e mais graves como mudanças de temperatura levar chuvas em diferentes regiões e de outros. Seca e escassez de água resultar em enormes perdas de colheitas e moldar os padrões de migração tanto humanos como animais. Como as regiões começam a ficar sem água , maior a pressão é colocada sobre os recursos vizinhos, que pode esticar tanto o ambiente natural e social. Os cientistas prevêem que o país do Oriente Médio Iêmen em breve será a primeira nação na terra para ficar sem água .
Extinção
A elevação das temperaturas causar estragos e destruição em todo o reino animal, especialmente entre as espécies mais sensíveis e vulneráveis . De acordo com a pesquisa publicada na "Nature" em 2004, o aquecimento global pode levar à extinção de mais de 1 milhão de espécies até 2050. Talvez em nenhum lugar são as mudanças mais aparentes do que nos oceanos. Um relatório de 2009 do Fundo Mundial para a Natureza chama a atenção para a extinção em massa de espécies de peixes , e avisa que, no ritmo atual de aquecimento dos oceanos ea acidificação associada , os recifes de coral importantes podem enfrentar colapso total até 2100.