CFCs são produtos químicos que contêm carbono, flúor e cloro e que produzem gases e líquidos. Exemplos são insecticidas, solventes e gasolina utilizados em veículos a motor . Os aerossóis , tais como spray de cabelo , e refrigerantes em geladeiras e freezers também usado para conter CFC. A produção de CFC foi extinto por Protocolo de Montreal, um tratado internacional , mas CFCs de décadas de produção e utilização ainda permanecem na atmosfera.
Halons
Extintores contêm halons .
halons são produtos químicos que contêm bromo. Elas estão contidas em extintores de incêndio. Os halons causar três a dez vezes mais do que a poluição por ozônio CFCs. O governo controla a produção de halons e é faseada -lo. Ferramentas de prevenção de incêndios , tais como detectores de fumaça e sistemas de aspersão , pode reduzir a necessidade de utilização de extintores de incêndio. Produção Halon também foi descontinuada por Protocolo de Montreal.
Efeitos de combustíveis fósseis na Ozônio
produção de combustíveis fósseis cria emissões perigosas para o meio ambiente. combustíveis
fósseis - carvão , petróleo e gás natural - são a nossa principal fonte de energia. Os efeitos a longo prazo da queima de combustíveis fósseis para energia são perigosas. A queima de combustíveis fósseis para energia libera óxido nitroso , que afina a camada de ozônio . Um estudo de 2009 realizado pela National Oceanic and Atmospheric Administration descobriu que o óxido nitroso é agora a maior causa humana da destruição do ozônio .
O Futuro da Camada de Ozônio
Plankton é importante para a preservação da cadeia alimentar.
A camada de ozônio está em estado crítico . Mesmo neste momento, reverter o dano causado será difícil, se não impossível. Mudar hábitos , adotando fontes de energia que não emitem gases de efeito estufa e garantir que o plâncton sobrevive a preservação da cadeia alimentar são todos os caminhos para a preservação fundamental da camada de ozônio . O Protocolo de Montreal é um passo promissor para a restauração da camada de ozônio . O tratado é cautela deverá resultar em uma camada de ozônio , que é restaurado para os seus níveis de 1970 até 2050.