É preciso uma quantidade extraordinária de energia para aquecer , arrefecer edifícios e de luz em cidades modernas , e que representa tanto um preço enorme e um impacto ambiental enorme . Na natureza , no entanto, inúmeras espécies - muitas das quais são tão sensíveis ao calor e ao frio como somos e como dependente de luz para ver - habitar e construir habitações em climas extremos , sem fontes de energia artificiais. No Zimbábue, arquitetos e engenheiros combinados métodos de alvenaria tradicional com um design inspirado por cupinzeiros para construir um complexo que utiliza menos de 10 por cento da energia usada por edifícios comparáveis. Sem um sistema de refrigeração central , o prédio aspira o ar e as brisas da base e ventila -los através do prédio até que o ar se torna muito quente e sai através de chaminés no telhado, um mecanismo usado em cupinzeiros para regular a temperatura .
Materiais resistentes
produção de materiais , uso e descarte ter consideráveis conseqüências ambientais , de emissão de gases de efeito estufa para aterros sobrecarregados . Organismos biológicos , no entanto, têm mecanismos de auto-cura que reduzem a quantidade de energia consumida , a fim de reparar uma parte do corpo. Inspirado no processo de cicatrização da pele mamífero , engenheiros aeroespaciais desenvolveram folhas de plástico com depósitos internos de resina que flui sobre a superfície qualquer tempo o plástico está arranhado ou furado. Como a resina seca cria uma mancha muito como uma crosta de um corte , criando uma superfície tão forte como o plástico original . Se usado em tecnologias aeroespaciais , o plástico pode tornar as viagens aéreas mais seguras e reduzir os requisitos de peso e combustível das aeronaves.
Fotossíntese Artificial
Embora muito em fases de investigação iniciais, " fotossíntese artificial" é baseado no processo fotossintético , através do qual as plantas usam a luz solar para criar e armazenar energia . Assim como as plantas separar as moléculas de água para gerar os hidratos de carbono simples e de oxigénio , os cientistas esperam para replicar o processo a fim de isolar o gás de hidrogénio , um gás inflamável , que pode ser utilizado como um combustível . Se o processo pode ser concluído usando menos energia do que ele cria , como é o caso com as plantas , a fotossíntese artificial poderia substituir fontes de energia poluentes , como os combustíveis fósseis.
Movimento e dinâmica simples
a vida na Terra evoluiu para fazer o uso máximo dos recursos energéticos disponíveis , com os processos biológicos, tais como a digestão eo movimento longe superando os índices de eficiência de até mesmo as nossas máquinas mais sofisticadas. Como resultado , os cientistas e designers têm cada vez mais voltado para estruturas naturais e processos de projetos mais eficientes. Projetistas de turbinas eólicas , por exemplo, olhou para os solavancos na vanguarda da barbatana de uma baleia -jubarte para redesenhar pás para turbinas eólicas com menos arrasto e mais sustentação . O resultado é uma turbina eólica mais eficiente e eficaz , tão rápido quanto uma baleia jubarte submarina baleia arrojado.