Quando a concentração de detergente em qualquer corpo de água chega a cinco partes por milhão , torna-se tóxico para os ovos de peixe. As concentrações mais elevadas de 15 partes por milhão começam a destruir a camada de muco todos os peixes têm que protege -los a partir de bactérias e parasitas . Um estudo de 1990 por Pierre Laurent e Steve F. Perry mostrou que a morfologia das brânquias adapta de acordo com o seu ambiente . Isso inclui a água acidificada ou poluído, incluindo a água poluída com detergentes. Nem todas as alterações a morfologia branquial são benéficas, e água poluída é mostrado no estudo para levar a morte dos peixes .
Efeitos sobre Algas
Muitos tipos de detergente contém fosfatos , uma substância que ocorre naturalmente . Fosfatos de estimular o crescimento de algas , assim uma acumulação de fosfatos pode levar a um excesso de algas na água . Espessa , abundante blocos de algas luz solar de penetrar na água e destrói a vida abaixo da superfície, tais como peixes e outras espécies de plantas. Para combater isso, alguns detergentes alternativas verdes eliminaram os fosfatos de suas fórmulas.
Cor , fragrância , Suavidade e antimicrobiana Aditivos
Detergentes , especialmente lavar a louça detergentes, produtos vêm em uma variedade de cores e fragrâncias. Dish detergente líquido está disponível em fórmulas que são leves nas mãos, e sabões e detergentes antibacterianos e antimicrobianos estão em ampla utilização. Muitos aditivos para alcançar estes efeitos são tóxicos para os organismos marinhos e de água doce . Desde que as plantas de tratamento de água não efetivamente remover ou quebrar a maioria destes aditivos , eles encontram seu caminho de volta para o abastecimento de água.
Preocupações antibacterianos
O Center for Disease Control ( CDC) tem levantado preocupações de danos causados por sabonetes antibacterianos e detergentes. Embora estes produtos soar bem para os consumidores, que têm um efeito prejudicial abrangente : eles com sucesso matar a maioria das bactérias , mas os que sobrevivem para reproduzir eventualmente construir uma resistência aos ingredientes antibacterianos. Esses novos , bactérias mais fortes , chamados de " superbactéria" pelo CDC , são uma ameaça para os seres humanos e outras espécies animais parecidos como os nossos corpos não têm desenvolvido uma resistência a eles.